Depois da repressão, é hora de prevenção social ao crime: governo implanta políticas públicas contra a criminalidade durante seminário sobre o tema em Montes Claros

Jornal O Norte
26/05/2006 às 12:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:36

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

O secretário-adjunto de estado de Defesa Social, Luiz Flávio Sapori, que participou, ontem, em Montes Claros, do Seminário de apresentação dos programas de prevenção à criminalidade, no Fórum Gonçalves Chaves, ressaltou os investimentos do governo Aécio Neves - PSDB na área de segurança pública no Norte de Minas. Observando que o evento não foi apenas para apresentar e discutir ações, mas para consolidar os projetos de prevenção ao crime no Norte de Minas, Sapori acrescentou que a implantação dos projetos Fica Vivo - direcionado a adolescentes infratores, e de outro que vai fazer o acompanhamento das penas alternativas e dos egressos do sistema prisional corresponderia a uma segunda fase dos investimentos do governador Aécio Neves em segurança pública no Norte de Minas.

Segundo ele, depois de todo um investimento, que incluiu ainda a entrega de viaturas, motos, equipamentos e armas para a polícia militar e polícia civil na região, o governo do estado agora coloca em prática políticas públicas com ações na área de prevenção social ao crime.

- Esta é a segunda parte desse pacote de obras iniciado em 2005, que trata de investimentos na área de prevenção social ao crime. Não adianta investir na repressão ao crime, se não tivermos a base, o substrato da prevenção social. Os projetos que ora são implantados em Montes Claros têm essa finalidade.

NOVA CADEIA

A nova cadeia pública, que será erguida em Montes Claros, com capacidade para 400 detentos, segundo Luiz Flávio Sapori, deve ser inaugurada somente no próximo ano. Afirmou que dentro de algumas semanas será conhecida a empresa vencedora da licitação e as obras terão início.

- São obras que levarão entre oito, nove, dez meses para serem concluídas - acrescentou.

O secretário destacou que o novo presídio terá um funcionamento bem diferente do que é mantido na cadeia pública atual (cujo prédio já não comporta o contingente de detentos), abolindo, por exemplo, as figuras improvisadas de policiais militar e civil no acompanhamento dos presos, tarefa que ficará sob a responsabilidade de agentes penitenciários capacitados para o serviço.

- Neste ano, o governo do estado já investiu mais de 450 milhões de reais na área de segurança pública. Desse total, pelo menos 200 milhões foram investidos no sistema prisional - disse, anunciando que até o final do ano serão abertas mais 15 mil novas vagas no sistema prisional e em cadeias públicas de Minas Gerais.

- A previsão do governo é de que, até dezembro, tenhamos uma população de 31 mil presos em todo o estado.

O secretário também reiterou o compromisso do governador Aécio Neves em cumprir a promessa de dotar o setor de segurança pública na região de um helicóptero e de um hangar em Montes Claros. Afirmou que o comando da Polícia Militar de Minas Gerais está cuidando diretamente do assunto.

- Isso (a entrega do helicóptero e a construção do hangar), mais cedo ou mais tarde vai acontecer - e os procedimentos do comando da polícia militar já estão sendo adotados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por