O aniversário de Montes Claros será comemorado no próximo dia 3, na Câmara Municipal, com a tradicional solenidade de entrega da medalha Ivan José Lopes. Quem receberá neste ano a homenagem, considerada a principal comenda do município, é o empresário Ivan de Souza Guedes. A indicação é prerrogativa da mesa diretora da Casa e foi aprovada por unanimidade.

Nascido em Bocaiuva, no Norte de Minas, Ivan de Souza Guedes chegou a Montes Claros em 1950, quando começou a trabalhar como balconista de uma farmácia, no mesmo local onde hoje funciona a matriz da rede da qual é dono. Em 1958 deu início à história de sucesso com a compra da primeira farmácia. Hoje mantém 35 lojas espalhadas por Montes Claros e região, onde se destaca como um dos maiores geradores de empregos.

Em 2006, o empresário criou o Instituto Ivan Guedes, que auxilia pessoas carentes em tratamento contra o câncer. Desde então, o projeto já doou cerca de 400 mil medicamentos para mais de 6 mil pacientes do Norte de Minas. Também pelo grupo Minas Brasil, do empresário, está em construção em Montes Claros a primeira creche para idosos.

O historiador Dario Cotrim destaca a atuação de Ivan Guedes para o desenvolvimento econômico da cidade. “É um notável homem que revolucionou o comércio farmacêutico de Montes Claros, beneficiando uma grande parcela da população carente da nossa cidade e também da região”, observou.
 
A MEDALHA
A medalha que será recebida pelo empresário leva o nome do saudoso Ivan Lopes, médico e vereador por quatro mandatos.

Juliana Lessa Lopes, filha do vereador, falou sobre a escolha de Ivan Guedes para receber a mais importante comenda do município. 

“Ivan Guedes é uma pessoa importante para a sociedade montes-clarense, uma vez que contribui para o desenvolvimento do comércio local e regional. A Câmara o escolheu e ele faz jus à homenagem”, disse Juliana.