Cori Ribeiro quer se dedicar ao mandato de vereador e às eleições de outubro

Jornal O Norte
02/02/2006 às 10:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:29

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

Cori Ribeiro - PPS nunca escondeu que se sente às vezes incomodado na posição de líder do governo na câmara municipal. Desde quando seu nome foi sinalizado para a missão no parlamento, imediatamente após as eleições de 2004, titubeou em aceitá-la. É que, estreante na carreira política, teria preferido exercer seu primeiro mandato sem atribuições tão especiais. No entanto, acabou cedendo aos pedidos do prefeito Athos Avelino, que sempre identificou no correligionário o perfil ideal para representá-lo no legislativo de Montes Claros.

Ao longo dos últimos treze meses como porta-voz da administração, Cori Ribeiro tem se destacado pela forma com que conduz seus trabalhos na câmara municipal. O plenário reconhece nele o desprendimento necessário para exercer a tarefa de defender o governo sem criar embaraços políticos entre o executivo e o legislativo, pautando-se pelo discurso conciliador e pelo respeito às opiniões dos colegas.

- Cori desempenha com exímia competência sua função de líder do governo, sempre colocando suas posições com seriedade, ouvindo e respeitando atitudes divergentes. Ele também consegue nos trazer, com muita capacidade e transparência a opinião do prefeito sobre os temas tratados pela casa - observa Lipa Xavier - PCdoB, cujo nome também foi mencionado quando o governo municipal buscava definir seus quadros na câmara municipal.




Cori pedirá ao prefeito Athos Avelino a sua substituição


como líder do governo na câmara municipal


(Foto: Fábio Marçal)

No entanto, apesar de todos os elogios, o porta-voz volta a demonstrar desejo de deixar o cargo para se dedicar com exclusividade ao seu mandato de vereador, mas, agora, embalado também pela expectativa de concorrer a uma cadeira na assembléia estadual nas eleições de outubro deste ano, incentivado por eleitores e companheiros de legenda.

SEM AVENTURA

Cori Ribeiro não nega que esteja sendo impulsionado a colocar seu nome nas disputas eleitorais deste ano. Mas afirma que, se o fizer, será de forma absolutamente segura de que não se tratará de uma aventura política.

- Tenho recebido apoio e manifestações positivas dentro e fora do partido. Mas tudo ainda é muito incipiente. A nossa candidatura não pode ser simplesmente mais uma. Temos de estruturá-la - diz ele, ressaltando que as discussões deverão avançar nesse sentido.    

Cori ainda não levou oficialmente ao prefeito Athos Avelino a sua intenção de deixar a liderança do governo na câmara municipal, o que, espera, deverá fazer nos próximos dias. Ele acredita que o chefe do executivo entenderá seus motivos e aceitará promover a substituição.

- Sei que tenho sido útil ao governo municipal, e ser o porta-voz do executivo é uma honra para mim, mas preciso me dedicar a outras atividades parlamentares, destinar mais tempo ao meu mandato de vereador e às minhas perspectivas nesse ano eleitoral - completa, acrescentando que vê com naturalidade essas alternâncias na liderança governista.

- Penso que um ano seja o bastante para que as alterações se procedam. Entendo que o vereador deveria ocupar o posto de porta-voz por um ano, mesmo período que considero o bastante para o mandato da mesa diretora da câmara municipal. É uma oxigenação necessária - explica.

LIPA

Cori Ribeiro diz não saber que outro vereador poderia sucedê-lo como porta-voz da administração municipal, decisão que, observa, compete ao executivo, mas que não faltariam boas opções de nomes para Athos Avelino. Um desses nomes, embora não o tenha citado, seria, na opinião de alguns vereadores, o de Lipa Xavier. O parlamentar comunista, no entanto, procurado pela reportagem, disse não possuir nenhuma informação sobre a possibilidade de Cori deixar a liderança do governo.

- Vocês é que estão me informando a respeito, agora. Porém, não acredito que Cori deixe o cargo. Ele tem demonstrado extrema competência para a função. Depois, o nome natural para representar o prefeito na câmara é o dele, já que ambos pertencem ao PPS.

Indagado se aceitaria, ainda que de forma hipotética, a indicação para ser porta-voz do prefeito, Lipa Xavier preferiu não responder.

- Prefiro aguardar. Ainda não fui procurado para tratar dessa questão - concluiu.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por