Concurso Cultural promove visita de estudantes ao Congresso

Selecionados em concurso promovido por Raquel Muniz conheceram o andamento do Legislativo em Brasília

Márcia Vieira
Montes Claros
28/06/2017 às 01:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:17
 (Assessoria Raquel Muniz/Divulgação)

(Assessoria Raquel Muniz/Divulgação)

O gabinete da deputada Raquel Muniz promoveu o “Concurso Cultural Estágio-Visita”, que leva ao Congresso Nacional estudantes interessados em se aproximar das atividades da instituição. O concurso permite aos deputados viabilizarem as inscrições em seus estados, e aos participantes, oportunidade de conhecimento. O evento, com alimentação e alojamento custeados pela Câmara Federal, inclui reuniões, visitas às comissões e simulações, além de palestras educativas.

Por meio da rede social da deputada, os alunos se inscreveram e enviaram a redação com o tema “A importância da terceirização para a economia e o desenvolvimento social do país”. Para a deputada Raquel Muniz, o aprendizado é salutar na construção da vida profissional. “Como parlamentar, jamais deixarei de acreditar na educação, pois é por meio dela que transformamos sonhos em realidade”.

Raquel ainda aponta as ações promovidas pela Câmara como responsáveis pela construção da cidadania. “Oportunidades como essa que a câmara propicia são fundamentais e trazem resultados concretos”, afirmou.

Os cinco melhores textos foram selecionados e publicados na rede social da deputada. Entre eles saíram os dois vencedores que foram escolhidos pelo voto popular e ficaram em Brasília durante cinco dias.

“Tenho certeza que os participantes saíram enriquecidos desta experiência”, pontuou a deputada, que recebeu e acompanhou os vencedores em Brasília.

Experiência positiva
Martha Nascimento, aluna do 7° período de direito das Faculdades Funorte e Danilo Prates, montes-clarense que reside em Uberaba e cursa engenharia civil na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foram os vencedores do concurso cultural em Minas Gerais. Danilo, soube do concurso por meio do irmão se inscreveu, mas não acreditou que poderia ser escolhido. “Fiz a redação em um intervalo de aula. Quando fiquei entre os 5, mobilizei amigos para a votação popular e consegui”, disse.

Para ele, a experiência foi positiva especialmente porque como estudante da área de exatas fica um pouco distante do assunto: “Diferentemente de Montes Claros, em Uberaba os debates políticos quase não acontecem. Sinto essa carência da troca de ideias e experiências cidadãs. De alguma maneira pude suprir essa carência e vivenciar momentos importantes ao conhecer de perto o trabalho dos deputados”. Ele ainda revela que “a mídia distorce as informações e que a realidade apresentada nas TVs está muito distante do que realmente acontece”.

Segundo o estudante, há uma mitificação em torno dos personagens que compõem o congresso. “A imagem é a de que os deputados quase não trabalham e que são inacessíveis, mas são pessoas comuns que se dedicam a ações cidadãs”.

Martha, assim como Danilo, destaca a reunião da bancada mineira com o presidente da Câmara Rodrigo Maia, como ponto chave da visita: “Foi uma experiência além daquela oferecida coletivamente pelo estágio, graças ao empenho da deputada Raquel Muniz, que fez questão de nos levar e explicar cada detalhe dos acontecimentos”, disse. A estudante complementou que todas as experiências contribuíram substancialmente para o aprendizado. (M.V.)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por