Centro de convenções regionais de Montes Claros vai sair do papel: governo garante início das obras até outubro

Jornal O Norte
20/03/2006 às 11:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

A partir do ano que vem, os grandes eventos como a Fenics - Feira nacional da indústria e comércio, que hoje tem lugar no Shopping Center, ou mesmo eventos de envergadura de fóruns internacionais poderão ocorrer nas dependências do Centro de convenções regionais de Montes Claros, um colosso de prédio que está sendo erguido em terreno no Distrito Industrial.

A expectativa foi manifestada pelo presidente da Fundetec - Fundação de desenvolvimento tecnológico, precursora na reivindicação do empreendimento, Alexandre Pires Ramos, durante reunião, na última quinta-feira 16, com o engenheiro Esdras Nascimento, responsável pela área de infra-estrutura do ministério do Turismo, de onde virá parte maior dos recursos, e da qual participaram, ainda, o presidente da Associação comercial, industrial e de serviços de Montes Claros, Jamil Curi, que presidiu o encontro, Sérgio Luiz, da Caixa econômica federal, e representantes do ensino superior privado, além de secretários municipais e membros de outros segmentos sociais. O secretário de Indústria e Comércio, Adauto Marques representou o prefeito Athos Avelino.

RECURSOS

Na reunião, Esdras Nascimento confirmou que os recursos para a conclusão do arrojado projeto já estão alocados e que o ministério do Turismo teria pressa em ver as obras concluídas.

Lembrou que a assinatura do convênio e a garantia dos recursos permitem que as obras tenham início efetivamente antes da primeira semana de outubro, período que não fere legislação que proíbe o início de obras públicas na temporada eleitoral.

O secretário de Indústria e Comércio, Adauto Marques enfatizou que o município está apto para somar na agilidade dos serviços de acordo com o convênio, e que a administração se esforçará para que as obras sejam concluídas no prazo mais breve possível.

LOCAL

Raquel Muniz, representante da Funorte - Faculdades unidas do Norte de Minas e da Soebras - Associação educativa do Brasil, que participou da reunião ao lado de Marcos Fábio, das Faculdades Santos Agostinho, disse que a área escolhida para receber o empreendimento foi oportuna para os estudantes do ensino superior, uma vez que na região estão instaladas várias faculdades. Ela entende que essa proximidade ajudará na interação dos alunos com os movimentos que se estabelecerem no Centro de convenções, levando-os a uma participação mais efetiva nos assuntos atinentes ao município.

Raquel Muniz lembra que o Centro de convenções, que entre outras dependências terá um teatro para duas mil pessoas e um galpão de exposições de 5 mil m2, cinemas, restaurantes, salas para cursos e oficinas, e estacionamento gigantesco, além de impulsionar o desenvolvimento regional, também terá um fundamental papel de agente social, destacando que ele vai oferecer aos moradores da região, entre outros auxílios de inclusão social, cursos gratuitos de profissionalização.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por