Câmara municipal de Moc fecha o ano com a marca do trabalho e da democracia

Jornal O Norte
22/12/2005 às 12:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:56

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

A câmara municipal de Montes Claros realiza hoje sua última reunião ordinária do ano esvaziando a pauta sem deixar pendências para o exercício vindouro. E está, na opinião unânime do plenário fechando 2005 como um ano dos mais profícuos das últimas décadas.

Apesar das mudanças que ocorreram na sua composição, ao longo de 2005, com a substituição de três parlamentares que voltaram à suplência assegurada no pleito de 2004 (Damazio Silva - PTB, Doutor Gonçalo - PFL e Rosemberg Medeiros - PTB), a harmonia foi patente na condução dos trabalhos legisladores, forçando a inexistência até mesmo de uma bancada de oposição à administração do prefeito Athos Avelino - PPS, fato singular considerando que as últimas legislaturas foram caracterizadas pelos embates políticos-partidários e que muitas vezes ocorreram em detrimento do serviço prestado à população.

MISSÃO CUMPRIDA




Ildeu Maia: - A câmara cumpriu sua missão em 2005.


Foi a grande parceira da sociedade na busca do desenvolvimento


De acordo com o presidente da casa, Ildeu Maia, o esforço e a união dos atuais vereadores, na busca de soluções para os vários problemas que são enfrentados pelo município foram marcas positivas deste período que marcou a estréia da nova legislatura, virtudes que teriam impedido perda de tempo nas tomadas de decisões por inócuas divergências sectárias comuns no passado.

- A câmara cumpriu sua missão ao longo de 2005. O resultado do seu trabalho é altamente democrático, positivo e reflete na vida das pessoas - festeja Ildeu Maia, do alto dos seus quatro mandatos na casa nobre e que continuará dirigindo o legislativo municipal até o final de 2006.

De acordo com o presidente da câmara, em vários aspectos o legislativo municipal contribuiu para a melhoria de vida do povo.

- Sobretudo em relação à segurança pública. Hoje, todos nós já vivemos com um pouco mais de tranqüilidade que no início do ano, face aos reforços que conseguimos junto ao governo do estado no aparelhamento de nossas forças policiais - comemora. 

EM CAMPO




Fátima Pereira: - O legislativo agiu pessoalmente junto às autoridades


governamentais para garantir benefícios aos montes-clarenses


A vice-presidente, Fátima Pereira - PTB, que exerce um segundo mandato legislativo também faz questão de ressaltar as ações dos vereadores neste ano que se encerra, lembrando seus deslocamentos até Belo Horizonte e Brasília para conseguir recursos indispensáveis ao desenvolvimento do município.

- Não ficamos apenas nos discursos. A câmara agiu à altura das necessidades do povo, pressionando pessoalmente as autoridades governamentais até que elas fossem sensibilizadas e nos atendessem nas nossas mais urgentes reivindicações.

Para Fátima, a câmara deu exemplo de trabalho sério, aprovando centenas de projetos que sem dúvida amenizaram situações que há tempo persistiam sem soluções. Segundo ela, no ano que vem, com o governo municipal devidamente estruturado, o legislativo espera ser atendido de uma forma ainda mais condizente com as carências das pessoas.

- Neste ano, muitas de nossas demandas deixaram de ser efetivadas e até entendemos as dificuldades para que algumas fossem concretizadas. Nossa expectativa, porém, é de que em 2006 possamos realizá-las plenamente - acrescenta.

SUDENE




Athos Mameluque: - A câmara teve papel de destaque para a


volta da Sudene, cujo projeto já está em tramitação final no senado federal


Para o vereador Athos Mameluque - PMDB, apesar de estar exercendo um primeiro mandato entende que a câmara revelou amadurecimento neste ano, e discernimento ao buscar a coesão para enfrentar os problemas que o município experimenta. Ele ressalta uma das bandeiras erguidas pelo parlamento municipal e que já ganhou tramitação final no senado da República.

- O esforço dos vereadores apressou o governo em votar o projeto de retorno da Sudene. A autarquia retornará e mais abrangente, comportando, inclusive, mais cinco novos municípios da região - informa.

Athos lembra as gestões da câmara feitas diretamente ao vice-presidente da República, José Alencar, em Brasília, no primeiro semestre deste ano.

- Fomos recebidos (vereadores, empresários, sindicalistas, jornalistas) pelo vice-presidente que nos dispensou por quase uma hora a sua especial atenção em uma audiência no seu gabinete. Levamos a José Alencar várias reivindicações que hoje estão sendo encaminhas ao governo e outras efetivadas.

AMBIENTE PROPÍCIO




Ruy Muniz: - Chego à câmara animado com a abertura que


ela tem dado ao vereador para buscar novos benefícios para o povo


(Fotos: Fábio Marçal e Giovanne Simões Silva)

Para Ruy Muniz - PFL, que tomou posse como vereador nesta semana, após 13 meses de impedimento por força de medida judicial, a atual composição da câmara de Montes Claros possui todas as qualidades para ser uma das mais atuantes da história do município.

- Considero a atual legislatura altamente qualificada para impulsionar de vez o desenvolvimento de Montes Claros. Acompanhei suas ações ao longo do ano e as considero fundamentais para o progresso que almejamos. Chego para somar com os meus colegas e para levar adiante as propostas que melhorem a vida das pessoas.

Além de elogiar a postura do legislativo, Ruy Muniz observa que o seu procedimento harmonioso, democrático, e despido de disputas pessoais é de suma importância para que as ações parlamentares sejam estendidas, somando nas decisões do executivo ainda que estas iniciativas fujam um pouco ao papel constitucional do vereador.

- A câmara já deu sinais de que age dentro dessa ótica, possibilitando iniciativas de seus membros na sua busca por fazer mais pelo povo, sem tropeçar em preceitos que regem os poderes legislativo e executivo.

Afirmando estar animado por integrar um parlamento com essas características democráticas, o vereador sinaliza uma das ações que pretende dividir com o plenário visando à melhoria da qualidade de vida da população.

- Vamos trabalhar juntos, unidos, para que consigamos, por exemplo, nos próximos três anos, aumentar a renda per capita no município, dobrando-a para R$ 500. A câmara tem condições de proporcionar esse grande benefício ao povo - conclui o parlamentar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por