Câmara define homenageado nesta terça-feira; Doutor Newton Carlos Figueiredo é o favorito

Medalha Ivan José Lopes é entregue no dia do aniversário de Montes Claros

Márcia Vieira
Montes Claros
26/06/2017 às 19:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:16
 (Márcia Vieira)

(Márcia Vieira)

A Câmara Municipal de Montes Claros vota hoje o Projeto de Resolução (P.R. n° 16/2017) que aprova a concessão de Medalha Ivan José Lopes, entregue na data do aniversário da cidade, 3 de julho, à personalidade que tenha contribuído para o desenvolvimento do município, nos mais diversos segmentos. Apenas um nome é selecionado a cada ano, e a escolha é da Mesa Diretora da Casa, cabendo aos demais vereadores a sugestão de nomes.

Para 2017, o escolhido foi o empresário, filantropo e médico Newton Carlos Figueiredo, que comanda a rede de Laboratórios Santa Clara, a Casa Santa Bernadeth -– que trata pacientes com câncer – e desde o início do ano, preside a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI).

“Muito mais do que gerar empregos na cidade, o Dr. Newton tem um trabalho social e humano dedicado aos montes-clarenses e estendeu este tratamento humanizado às suas empresas. O escolhido não precisaria de honras, mas a Câmara, ao realizar a homenagem, objetiva o agradecimento por alguém que se dedicou a trabalhar em prol da cidade”, destacou o presidente da Casa, vereador Cláudio Prates.

O projeto, depois de ser submetido à analise das comissões para cumprir formalidade, volta agora à pauta de votações.
 
SEM POLÊMICA
Os vereadores Rodrigo Cadeirante e Oliveira Lêga chegaram a sugerir outro nome para receber a comenda. Rodrigo teria buscado apoio de outros vereadores para justificar a interferência, mas sem sucesso. Cláudio Prates salientou que a Casa é plural e convive bem com as divergências, porém, há a “necessidade de se cumprir o regimento”.

O artigo 2° da Resolução n° 57, de 17 de agosto de 2006, diz que a iniciativa é exclusiva da Mesa Diretora. “Sou defensor da legalidade e das leis. Todos são merecedores e existe o momento certo de cada um receber. Este ano, a câmara decidiu homenagear Dr. Newton, que dispensa discordância e polêmica, por ter serviços prestados a Montes Claros”, pontuou.

Entre os nomes que já receberam a medalha estão: deputada federal Raquel Muniz, Padre Henrique Munaiz, empresário Paulo César Santiago e a professora Yvonne de Oliveira Silveira.

Família destaca honraria
A Medalha de Honra a Montes Claros foi instituída em 23 de junho de 1971, pela Resolução n° 145, quando a Câmara Municipal era presidida pelo então vereador José Linhares Frota Machado. Em 14 de fevereiro de 2002, pela resolução n° 2, a comenda recebeu o nome do ex-vereador e ex-presidente daquela Casa, “Ivan José Lopes”, falecido em 2001, e que exerceu a vereança por três mandatos, sendo presidente da Câmara por três vezes, em 1991, 1996 e 1997.

Médico por formação, Ivan era conhecido pelo senso de justiça aguçado, vasto conhecimento de história política e atuação independente na Câmara

Juliana Lessa Lopes, filha de Ivan, destaca: “para a família, ter essa medalha com o nome dele significa o reconhecimento ao grande homem que ele foi. A cada ano, revivemos a memória do meu pai e o trabalho que ele desenvolveu, por meio dessas pessoas.

Somos gratos pela homenagem e nos orgulhamos pelo reconhecimento”. Já Edna Lessa, viúva de Ivan, declarou que a escolha de Dr. Newton Figueiredo é justa, merecida:

“É uma emoção imensa saber que Newton Figueiredo vai receber esta homenagem. Além de ser um profissional espetacular, é nosso amigo e está na nossa vida afetiva há muitos anos”, finalizou.

“A cada ano revivemos a memória do meu pai por meio dessa homenagem. Somos gratos pela homenagem e nos orgulhamos pelo reconhecimento”   Juliana Lessa Lopes, filha de Ivan Lopes

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por