Buracos dominam ruas da cidade

Asfalto não resiste a chuvas mais intensas, e crateras transformam deslocamentos em desafio para motoristas

Márcia Vieira
Montes Claros
14/12/2017 às 06:10.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:14
 (CHRISTINE ANTONINI)

(CHRISTINE ANTONINI)

Circular por Montes Claros após as chuvas recentes ficou difícil devido à grande de quantidade de buracos, tanto na área central quanto nos bairros mais afastados. Além de prejuízo com manutenção dos veículos, os moradores ficam expostos a acidentes. 

O personal trainner Klayton Pereira, que é paulista e reside há seis meses em Montes Claros, foi vítima de um. “Levei um tombo acentuado por conta de um buraco no bairro Novo Delfino. Estava cheio d’água, não vi e acabei caindo com a bicicleta. Por consequência, tive uma lesão na perna e fiquei imobilizado, sem poder desenvolver minha atividade profissional”, revela. 

Para Klayton, se deparar com o aspecto urbano da cidade foi um choque. “Senti bastante diferença entre uma cidade e outra. Uma pavimentação adequada para circular dentro da cidade é o mínimo que a gente poderia ter. É o básico do básico”, alerta.

Já o mototaxista Roberto Silveira circula por várias ruas fazendo entregas para um restaurante e reclama da precariedade do piso. “Todas as ruas da área central estão em péssima situação. Numa dessas rotas caí num buraco e furei o pneu. Um prejuízo grande. Não temos visto a prefeitura fazer nada para melhorar a cidade”, lamenta. 

No bairro Independência, uma cratera na avenida principal tem tirado o sossego de motoristas. Lá também os motociclistas têm sido as maiores vítimas.

Jairo Andre Cardoso foi buscar um passageiro nos arredores do bairro e quebrou peças da moto ao cair num buraco. Embora tenha sido avisado por um colega sobre o risco, não conseguiu se desviar. “Sabemos que agora a prefeitura tem que esperar a chuva passar para fazer o serviço, mas eles tiveram um ano pra fazer isso e não agiram. Não há equipes de trabalho nas ruas e o nosso sofrimento é diário”, afirma. 
 
FATURAMENTO 
Os únicos felizes com a situação do pavimento na cidade são os mecânicos e borracheiros. André Luiz Pereira tem uma loja de revenda de peças para motos e revela que, depois das chuvas, o atendimento dobrou. “Todos os dias, cerca de 20 pessoas passam pela loja para trocar peças que foram danificadas por pequenos acidentes em decorrência dos buracos”, diz. 
 
BALANÇO
De acordo com o 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, que atende a cinco municípios além de Montes Claros, de domingo para segunda foi registrado o maior volume de chuvas na cidade. Na ocasião, foram contabilizadas 100 chamadas e realizados 20 atendimentos, todos sem vítimas. Até ontem, foram seis quedas de árvores, um desabamento de muro e diversos carros que ficaram presos em ruas alagadas. 

Questionada sobre a previsão para recuperação das ruas, a assessoria de Comunicação da Prefeitura não retornou os contatos até o fechamento da edição. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por