Bueiros não dão conta de chuva

Sistema de escoamento de água está novamente entupido, causando alagamentos em vários pontos da cidade

Leonardo Queiroz
Montes Claros
18/12/2017 às 20:18.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:19
 (Leonardo Queiroz)

(Leonardo Queiroz)

Tida como a principal ação preventiva da prefeitura para o período chuvoso, a limpeza do sistema de escoamento de água das ruas e avenidas de Montes Claros parece não ter sido tão eficiente quanto a administração divulga nas redes sociais. Nos últimos dias, os temporais têm gerado vários pontos alagamentos devido a bueiros entupidos. 

Em cruzamentos como os das ruas Dr. Santos e Dom Pedro II e São Francisco e Barão do Rio Branco, são visíveis o entupimento. O resultado é que o escoamento da água não é realizado. 

Para Gladys Santana, vendedora há mais de 10 anos neste mesmo local, os alagamentos afetam diretamente o comércio e também a saúde pública. 

“Somos afetados pela água suja e com o forte odor. As pessoas, além de serem molhadas, acabam caindo por causa do piso falho. Na última chuva, vimos a queda de uma senhora que acabou se machucando. Sofremos muito quando chove e muitas vezes a água suja é jogada para dentro do comércio e acaba atrapalhando as vendas”, disse. 

Segundo dados de 2016 da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb), Montes Claros produz 350 toneladas de lixo por dia. Por causa das compras de fim de ano, as ruas do Centro estão mais movimentadas e consequentemente há uma maior quantidade de lixo nas esquinas da cidade. Os dejetos acabam indo para dentro dos bueiros, acarretando cada vez mais o entupimento. 

Embora a responsabilidade sobre a limpeza do sistema seja da prefeitura, parte da culpa recai sobre moradores que não descartam o lixo no lugar adequado. 
 
COLETA
Hilda Sampaio, moradora do bairro Morrinhos, na região central de Montes Claros, reclama da quantidade de lixo nas ruas e pede uma coleta mais frequente nos bairros com maior movimento de comércio e pedestres. 

“Com as chuvas, os ratos saem dos esgotos que estão entupidos e acabam entrando em nossas casas, onde corremos sério risco de doenças. A coleta é feita apenas três dias na semana, o que acarreta em sacos de lixo rasgados e atrai animais peçonhentos”, disse. 

Procurada pela reportagem, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Montes Claros não se pronunciou sobre o assunto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por