Patrimônio histórico nacional desde 1945 e uma das cidades históricas mais visitadas do Estado, Mariana recebe, oficialmente, hoje, o Posto Avançado de Bombeiro Militar, instalado na Arena Mariana. 

A estrutura supre a necessidade da população marianense, que era atendida pelo Pelotão e pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Ouro Preto. O objetivo da corporação é reduzir o tempo-resposta às frequentes ocorrências.

Essa fração dos Bombeiros atenderá ainda os municípios de Catas Altas e Diogo Vasconcelos, municípios que fazem divisa com Mariana, e é resultado de uma parceria do Governo de Minas com a Prefeitura Municipal.

O Posto Avançado de Mariana terá 18 militares que trabalharão com proteção do patrimônio e meio ambiente, atividades de prevenção, combate a incêndios, investigação, salvamentos, buscas, atendimento pré-hospitalar e perícias.

Mariana, na região Central do Estado, possui 58 mil habitantes, entre moradores da cidade e da zona rural, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
 
CRESCIMENTO
O Plano de Comando 2015/2026 prevê a instalação de novas estruturas em localidades onde a corporação ainda não se faz presente no Estado, bem como a elevação de algumas unidades que já existem, dotando-as de mais autonomia, com novos recursos operacionais e aumento do efetivo.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) possui 106 anos de existência e tinha 58 unidades em funcionamento até o início de 2015. Porém, no início de julho de 2018, chegará a 72 em todo o Estado, registrando um crescimento de aproximadamente 20% em pouco mais de três anos.

São postos avançados, pelotões, companhias, cias independentes e batalhões de bombeiro, com um efetivo total de 5.941 homens e mulheres, conforme atualização realizada em 7 de junho de 2018. 

Para tornar possível a expansão sem novas contratações, o Governo de Minas trabalha com reestruturação administrativa, a fim de deslocar mais pessoal para o trabalho operacional, obtendo bons resultados. O levantamento da corporação aponta que o número de viaturas de diferentes modelos chega a 1.048 para atender às necessidades da população.

SAIBA MAIS
Cronograma de unidades
Na próxima quinta-feira, haverá inauguração da 
70ª unidade do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais.
 
Dessa vez será contemplado o município de Salinas, no Norte do Estado, principal produtor de cachaça artesanal do Brasil.
 
Em 21 de junho será inaugurado o Posto Avançado de Almenara, no Jequitinhonha e, em 
3 de julho, os Bombeiros marcam definitivamente a chegada ao município de Bom Despacho, na região Oeste, a 163 km de Belo Horizonte.