Athos e Lipa divergem sobre CLI do Mocão

Jornal O Norte
08/07/2005 às 17:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:47

Eduardo Brasil


Repórter

Ainda que guardando dúvidas sobre a existência ou não de anomalias que possam comprovar denúncias de desvio de verbas federais para a construção da Vila Olímpica, a partir de convênio da prefeitura de Montes Claros com o ministério do Esporte, assinado em 2002, a CLI - Comissão legislativa de inquérito do Mocão pelo que parece aproveitará o vácuo do recesso da câmara municipal - que começa neste domingo - para também suspender seus expedientes até agosto, quando os vereadores voltam a ocupar suas cadeiras no plenário.

A paralisação temporária dos trabalhos (que pode se estender até o dia 29 de julho), sem que a comissão sequer elaborasse uma pauta mínima para ser cumprida assim que as apurações fossem retomadas, embora até o fechamento desta edição não tivesse sido confirmada por nenhum dos membros da CLI, foi criticada na quinta-feira pelo seu relator, vereador Lipa Xavier - PCdoB.

- Penso que deveríamos ter, pelo menos, discutido uma agenda mínima - disse ele.

Lipa esperava que a suspensão fosse precedida, pelo menos, de uma reunião que pudesse estabelecer algumas medidas que a CLI deverá tomar diante das dúvidas mais recentes surgidas sobre a movimentação de recursos pela prefeitura.

- Era importante que a comissão se reunisse antes que os trabalhos fossem suspensos aleatoriamente, sem nenhuma orientação nesse sentido e em outros - disse ele.

DUPLO PAGAMENTO

As dúvidas mais recentes a que se refere Lipa, e que a CLI deverá dirimir através de novas sindicâncias estão relacionadas à cláusula dois do contrato firmado entre a prefeitura e a Cros, empresa que ganhou licitação para executar as obras de conclusão do estádio desde que oferecesse mão-de-obra, equipamentos e material.

- Não caberia à prefeitura, então, pagar pelas ferragens, já que a empresa teria que fazê-lo por conta do contrato. O município, no entanto, informa que efetuou este pagamento (de R$ 258 mil). Portanto, parece que este procedimento caracteriza um duplo pagamento. Esta é uma dúvida que pode nos forçar a agendar novos depoimentos - disse Lipa, que pediu cópias de vários documentos à Comissão de licitações da prefeitura, e que já teriam sido enviadas à presidência da comissão.

- Ainda não tive acesso a esses documentos. Espero que eles realmente possam esclarecer as dúvidas que passamos a reunir após análise dos extratos que nos foram mandados pela Caixa econômica federal, sobre a movimentação financeira do município em conta exclusiva do convênio.

SEM PRESSA

O presidente da CLI, Athos Mameluque - PMDB, por sua vez, acha precipitado qualquer vazamento de informação que ainda guarde dúvidas, como a passada pelo colega de comissão. Segundo ele, antes de se divulgar qualquer notícia que suscite dúvidas, incompreensões, os membros da CLI, integrada ainda pelo vereador Marcos Nen - PL, deveriam aguardar por esclarecimentos oficiais sobre a questão para não cometerem injustiças.

- Não digo que esteja acontecendo, mas sou radicalmente contra tentativas de sensacionalismo dos fatos. Acho prudente analisarmos os documentos antes de tecermos qualquer comentário.

Em relação à suspensão dos trabalhos da CLI, o presidente não se manifestou sobre essa possibilidade durante a semana. Mas na que passou deixou transparecer que seria possível, tanto que ele, e o próprio Lipa já seguiram viagem para desfrutar das férias parlamentares.

- Não temos prazo para encerrar os trabalhos. Ou seja, não temos de ter pressa, e caso seja necessário solicitaremos a prorrogação do período para conclusão das apurações. O mais importante é cumprirmos nossa missão com toda precaução, nos cercando de fatos concretos para chegarmos a um resultado fiel à verdade que a população espera que revelemos sobre o episódio - concluiu Athos Mameluque.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por