Associação dos Morrinhos inova com campanha Cidadão do futuro

Jornal O Norte
23/01/2006 às 11:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:28

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

A Associação de moradores do bairro Morrinhos está realizando uma campanha inédita na cidade, que visa garantir material escolar para cerca de cem crianças carentes da região e adjacências.

De acordo com o presidente da entidade, Carlos Alberto Coelho, que visitou a redação de O Norte na manhã de ontem, o projeto denominado Cidadão do futuro será mantido por segmentos da sociedade que farão a doação de um kit com material básico para o ensaino das crianças, incluindo a blusa escolar.

- A educação é a base para uma sociedade justa e de paz. Quanto mais incentivarmos as crianças a estudarem, vamos evitar que elas caiam na marginalidade – diz o líder comunitário.

Segundo Carlos Coelho, a associação decidiu promover o projeto diante exatamente da constatação de grande desistência de alunos de freqüentarem as salas de aula por falta de material escolar.

- A falta de material escolar causa constrangimentos entre os alunos de famílias que não têm condições de adquiri-los, fato que leva muitas crianças a evitar o contato com os colegas nessa condição de inferioridade.

PADRINHO DO FUTURO

O projeto Cidadão do futuro é desenvolvido junto à comunidade dos bairros que compõem a região do Grande Morrinhos. A entidade envia para os moradores uma carta os convidando para serem os Padrinhos do futuro, que ficam responsáveis pela doação do material escolar para uma das crianças carentes.

- Nesta carta, a associação informa ao morador os dados básicos da criança que será assistida. Ao decidir por uma delas, o padrinho entrega o kit escolar recebendo do responsável pelo aluno um recibo comprobatório da doação. Acreditamos que a campanha obterá sucesso - acrescenta Carlos Coelho.

Ele também criticou a secretaria municipal de Educação que estaria anunciando a distribuição de material didático aos alunos carentes, e que em vez de orientar os pais sobre como consegui-lo estaria enviando uma relação com quase trinta produtos que devem ser comprados pelas próprias famílias dos alunos.

- Tenho filhos que estudam no Cemei (Centro de educação municipal de ensino infantil) deputado Antônio Pimenta e recebemos essa relação, enquanto a prefeitura anuncia que está distribuindo o material gratuitamente.

DISTRIBUIÇÃO

A reportagem entrou em contato com a secretaria municipal de Educação. De acordo com Mania Silveira, funcionária da pasta, o município está realmente distribuindo material didático, mas para alunos carentes do ensino fundamental, da primeira a oitava série, utilizando recursos do Fundef.

- Mas a secretaria também distribui material didático para os alunos do Cemei, do primeiro e segundo períodos, com verbas do tesouro federal e da secretaria municipal de Ação Social - disse ela, reiterando que nenhuma criança carente da rede municipal de ensino ficará sem material escolar.

- Mas é preciso que os pais de alunos carentes, sem condições de comprar o material manifestem interesse sobre o benefício, para que ele seja providenciado - concluiu Mânia Silveira, que também disse ignorar, até o momento em que foi ouvida por O Norte a existência da lista de material escolar para alunos dos centros de ensino infantil, cuja cópia lhe foi passada pela reportagem através de fax.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por