Amams vai pedir a Patrus a volta das frentes de trabalho

Jornal O Norte
08/09/2005 às 09:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Os prefeitos do Norte de Minas solicitarão ao ministro Patrus Ananias, do ministério do Desenvolvimento Social, a reativação das Frentes produtivas do trabalho para atender aos flagelados da seca do Norte de Minas e mesmo evitar o grave drama das viúvas da seca. O ministro estará em Montes Claros nesta quarta-feira e participará de reunião com os prefeitos do Norte de Minas, a partir das 15 horas, no auditório da Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene.

O presidente da entidade, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, ressalta que apesar deste programa sempre ficar vinculado ao ministério da Integração Nacional, existe possibilidade do ministério do Desenvolvimento Social criar um programa similar para atender aos flagelados da seca, em caráter emergencial.

- Como o ministro Patrus Ananias nasceu no Norte de Minas e conhece esta realidade, temos certeza que ele se sensibilizará com o pleito e encaminhará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva – espera Valmir Morais.

PROPOSTAS

A proposta apresentada pela diretoria da Amams sugere pagar meio salário mínimo (atualmente R$ 150) a cada família flagelada da seca no período de setembro de 2005 a fevereiro de 2006. Eles terão a missão de trabalhar no mínimo três dias da semana, por três horas/dia, em obras comunitárias que seriam definidas pelo Conselho municipal de Desenvolvimento Rural, como conserto de estradas vicinais, construção de pequenas barragens, açudes e barramentos e até mesmo das cisternas do Programa um milhão de cisternas.  

Outra proposta da Amams é que enquanto perdurar os efeitos da seca, no Norte de Minas, o governo inclua cada família de flagelado no programa Leite pela vida, assegurando um litro/dia/família. Valmir Morais mostra que os dados da Pastoral da Criança atestam que a desnutrição infantil caiu em 38% no Norte de Minas desde que o governo implantou o programa, que ainda reforçou a agricultura familiar ao exigir que o leite fosse dos pequenos e médios produtores.

AGENDA

O ministro Patrus Ananias chega hoje ao meio dia a Montes Claros. Depois de participar de almoço, visitará famílias atendidas pelos programas sociais federais. Em seguida se deslocará para a sede da Amams, onde se reunirá com os prefeitos e mostrará os resultados obtidos pelo ministério do Desenvolvimento Social, que aumentou em mais de 50% o número de famílias atendidas na região. Depois o ministro seguirá para o hospital Aroldo Tourinho, onde recebe a escultura de Amigo do hospital, pelos investimentos realizados na ampliação do Banco de leite. (Com informações Ascom-Amams)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por