ALMG apura maus-tratos contra animais em Montes Claros

Vitor Costa, estagiário sob supervisão do editor
Hoje em Dia - Belo Horizonte
18/08/2017 às 00:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:08
 (Vitor Costa)

(Vitor Costa)

A Comissão Extraordinária de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza hoje, às 13h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Montes Claros para esclarecer sobre a eutanásia e o descarte irregular de animais mortos, além de debater a implementação de políticas públicas de proteção animal nos municípios do Norte do Estado.

A vinda da Comissão para a cidade foi motivada por denúncias e postagens nas redes sociais. As ONGs protetoras de animais em atuação no município alegam que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não disponibilizou resultados de exames positivos para leishmaniose canina e estaria praticando uma política para redução da população de cães. Aline Matos é membro da Associação Justo Olhar e foi dela o vídeo que mostra cães mortos sendo descartados de formar irregular pelo CCZ.

“Existe um descaso do poder público com a problemática da superlotação de cães e gatos no município. Se eles trabalhassem com o controle populacional, teríamos uma melhora nos índices de leishmaniose e pessoas adoeceriam menos”, diz.

De janeiro a junho deste ano foram registrados 196 atendimentos de casos de Leishmaniose Visceral, segundo dados do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência no tratamento na região. O crescimento foi de 71,9%, se comparado ao mesmo período de 2016.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por