Aécio Neves defende candidatura de Itamar Franco ao senado

Jornal O Norte
24/05/2006 às 09:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:36

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

O governador Aécio Neves recebeu com otimismo e entusiasmo a informação de que o ex-presidente da República, Itamar Franco - PMDB desistiu de sua pré-candidatura à sucessão do presidente Lula, optando por disputar uma cadeira no senado federal nas eleições deste ano. A decisão foi anunciada na última segunda-feira.

Para ele, a opção de Itamar Franco é oportuna - até mesmo para os planos de aliança que os tucanos ensaiariam com os peemedebistas visando às urnas de outubro.

- Sempre demonstrei meu apreço por Itamar Franco. Já deixei claro por várias oportunidades que a sua presença no senado do país será de extrema importância para os interesses de Minas - ressaltou o governador, acrescentando que, no entanto, esta decisão é de responsabilidade do PMDB.

- Não devo me adentrar nas questões internas do PMDB. Agora, se me perguntam se eu torço para que Itamar Franco seja o nosso senador em Brasília, digo que sim. Pessoalmente torço para que ele consolide sua candidatura internamente e, eventualmente, possa consolidar conosco essa aliança.

De acordo com Aécio Neves, a sua torcida pelo reingresso de Itamar Franco no senado é, antes de tudo, uma oportunidade de Minas Gerais sobressair ainda mais no cenário da política nacional.

- Mais do que um efeito eleitoral, a aliança que Itamar Franco pode proporcionar deve ser entendida como um momento simbólico, que pode simbolizar uma grande união de Minas Gerais. E, quem sabe, marca o início de um projeto ainda maior e melhor para o futuro de Minas e do Brasil.

CANDIDATURA TUCANA

Aécio Neves também afastou qualquer possibilidade de mudanças tucanas em relação ao candidato à presidência da República, negando que esteja em curso qualquer articulação para substituir Geraldo Alckmin por José Serra.

- Não existe nada disso. Na semana que vem, por exemplo, vou receber Geraldo Alckmin em Belo Horizonte como nosso candidato à presidente. Não há possibilidade de uma reviravolta. Alckmin tem todas as condições de ser candidato e de governar o Brasil - completou.

Segundo o governador, a candidatura de Geraldo Alckmin terá um crescimento surpreendente diante do eleitorado brasileiro assim que a campanha de fato começar. Para ele, o candidato tucano, ainda que em desvantagem em relação a aparições na mídia, já conseguiu um patamar louvável na corrida sucessória.

- Hoje, ele já defende 20% da preferência do eleitor. Um patamar considerável para quem enfrenta um adversário que usa até mesmo da propaganda institucional para convencer o povo a reeleger um governo que tem revelado fracassos e fraquezas nos últimos anos.

Aécio Neves concluiu afirmando estar convencido das chances de o PSDB voltar a governar o país a partir do ano que vem.

- Eu penso que ele (Alckmin) tem boas chances de vencer. Quando a campanha começar pra valer, o eleitor brasileiro vai ter condições de conhecer as diferenças dos candidatos, optando por aquele que realmente tenha condições de melhorar a sua vida. Geraldo Alckmin é esse candidato.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por