Aécio acusa o governo federal de ser desorganizado: governador critica Lula e diz que Minas Gerais dá exemplo de gestão competente e planejada

Jornal O Norte
24/05/2006 às 09:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:36

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

Durante visita ao Norte de Minas na manhã de ontem, a Brasília de Minas e Januária, quando inaugurou e anunciou novas obras para a região, o governador Aécio Neves - PSDB aproveitou a oportunidade para criticar com veemência o governo federal.




Governador Aécio Neves durante coletiva à imprensa


em Brasília de Minas:


- Governo de Lula não tem planejamento


(fotos: Wilson Medeiros)

Indagado se as obras anunciadas pela sua administração - entre elas, a Estação de tratamento de esgotos e a urbanização de ruas e avenidas em Montes Claros seriam iniciadas antes do prazo estipulado pela legislação eleitoral, que proíbe investimentos governamentais em obras públicas a partir do próximo mês, até o dia dois de outubro, ele disse que, ao contrário do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - PT, o seu é organizado e age de acordo com rigorosos planejamentos.

- As obras estão garantidas, já tiveram a minha autorização. Em relação à Estação de tratamento de esgotos, em Montes Claros, sobretudo. É uma obra há muitos anos, desde quando eu era deputado, reivindicada pela população. Os recursos estão garantidos e a sua conclusão também.

Aécio Neves salientou que ao longo de sua administração, nunca usou do expediente de fazer promessas sem condições de cumpri-las, o que seria um procedimento característico do governo federal, que reuniria inúmeras obras inacabadas por falta de recursos.

- Reitero que quando eu anuncio uma obra neste governo, qualquer que seja ela, já existem os recursos garantidos para sua conclusão. No meu governo, ao contrário do governo federal, não tem, e não terá uma obra sequer paralisada por falta de recursos. Por quê? Porque todas as ações foram precedidas de planejamento.

Aécio Neves diz que a desorganização do governo federal impediu até mesmo a realização de obras com recursos já garantidos




LULA ERRADO


A falta de planejamento, inclusive, segundo o governador Aécio Neves, estaria levando o presidente da República a um grande equívoco - ao questionar o limite de prazos para os governos financiarem obras públicas antes das eleições. De acordo com ele, a questão levantada por Lula - que desejaria mais tempo para gastar os recursos públicos antes das eleições, não deveria preocupar os governantes.

- Eu também tenho as mesmas limitações no governo de Minas que o presidente da República tem em Brasília. Mas, ao contrário dele defendo, e veja que o faço como governador, esse preceito que impede uma concorrência desleal e injusta com os outros concorrentes. É uma lei saudável e da qual não sou contra.

O problema do presidente Lula, segundo o governador mineiro, não seriam os prazos da legislação eleitoral, mas a falta de visão que o governo federal defenderia, não sabendo como agir para gastar até mesmo recursos já garantidos pela União e que teriam sido guardados para o período eleitoral.

- Repito que o problema dele é que falta ao seu governo planejamento. Por não planejar, o presidente, hoje, convive com um problema: no último momento quer gastar e não consegue, porque não sabe como gastar. Não planejou para gastar. Minas, não. Minas Gerais está preparada e o prazo eleitoral não atrapalhará o início e a conclusão de nossas obras.

RODOVIAS

O governador mineiro também aproveitou para reiterar críticas às ações do governo federal na manutenção das rodovias federais que cortam o estado.

Ele entende que as obras da operação tapa-buraco não passaram de um fiasco - e que revelaram mais um aspecto da falta de organização dos petistas, e da liberdade com que atos ilícitos são consumados no âmbito do governo federal.

- A operação tapa-buracos, com obras superfaturadas, sem o mínimo de qualidade, é outro exemplo de desorganização do governo Lula. De negligência com o dinheiro público. Além de inócuas, as obras representam uma enorme perda de recursos do povo. Em várias regiões de Minas, os trechos que receberam a operação tapa-buraco já estão em péssimas condições de tráfego.

CANDIDATURA

Aécio Neves também falou a respeito de sua candidatura à reeleição, negando que esteja em campanha eleitoral. Segundo ele, somente em meados do próximo mês é que iniciará a empreitada para permanecer por mais quatro anos no Palácio da Liberdade.  

- Por enquanto, me dedico a governar Minas Gerais. A partir de junho, iniciarei minha campanha pelo interior do estado, equilibrando a minha atuação, como governador e como candidato - acrescentou Aécio Neves, embora correligionários tenham tratado de reforçar a sua candidatura, não somente para um novo mandato no governo do estado a partir de 2007, mas para que em 2010 ele possa subir a rampa do Palácio do Planalto como presidente do Brasil.

Sobre a escolha de um nome para vice-governador na chapa tucana, Aécio Neves observou que não está preocupado em decidir esta questão no momento - e não comentou sobre a aspiração da classe política norte-mineira de apresentar um nome para acompanhá-lo na sua chapa.

- Não vou me antecipar ao processo normal dos acontecimentos, que passa pela convenção do partido, ainda em julho. Depois, nem há necessidade dessa pressa, considerando que os outros partidos ainda estão indecisos em relação ao processo eleitoral.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por