Ação para valorizar candidatos da ‘terra’

Movimento mostra necessidade de eleger nomes da região

Márcia Vieira
O Norte - Montes Claros
07/09/2018 às 07:06.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:20
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Com o lema “Quem é do Norte Vota no Norte”, entidades classistas da cidade trabalham para conscientizar o cidadão sobre a necessidade de se eleger parlamentares que representem a região.

“A arma que nós temos é o voto. Precisamos elevar o Norte de Minas a um patamar de desenvolvimento como o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro, por exemplo, que com eleitorado menor que o do Norte de Minas, elegem 11 deputados estaduais e seis federais. Nós temos potencial para isso”, diz Ricardo de Quadros Laughton, presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), entidades que abraçaram a causa.

Ricardo Quadros lamenta a atitude de lideranças que trazem candidatos de fora para angariar votos na cidade. “Lastimavelmente, eu desconheço as razões que levam vereadores e até prefeitos a trazerem candidatos de fora para serem votados aqui. Essas pessoas não têm compromisso com o Norte de Minas. Ocasionalmente doam uma ou outra coisa, mas o que nós precisamos é de candidatos genuínos, candidatos de Montes Claros”.

O presidente do sindicato alerta que, na contramão desta política de valorização do voto, está uma camada da população que vai em outra direção e estimula os votos brancos, nulos ou abstenção.

“É um movimento equivocado. O argumento deles é de que se houver menos de 50% de votos, as eleições serão anuladas. Isso não é verdade”, afirma categórico.

Além do Sindicato Rural, várias outras instituições estão envolvidas na campanha. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI), Newton Figueiredo, lançou oficialmente a campanha com camisetas e adesivos.

“Trata-se de um movimento sem bandeira partidária, mas sim de um projeto de conscientização do norte-mineiro, a fim de eleger uma forte bancada de parlamentares. A nossa voz só será ouvida a partir do nosso voto”.

Montes Claros conta atualmente com cinco representantes na Assembleia, dos quais quatro são genuinamente da cidade. Já na Câmara Federal há apenas uma representante legítima da região, a deputada Raquel Muniz, que tenta a reeleição.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por