Glorinha MameluqueAdvogada e escritora

Encontro abençoado

Publicado em 03/04/2024 às 19:00.

Depois de quarenta dias de Quaresma que se iniciou na quarta-feira de cinzas, estamos vivenciando a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, passando por sua condenação e morte na cruz e terminando com sua ressurreição, quando celebramos a Páscoa.

Na Quaresma, refletimos sobre o tema da Campanha da Fraternidade desse ano, cujo texto base nos apresenta três objetivos específicos que nos ajudam a priorizar algumas iniciativas de ação. Educar para a amizade social, enquanto compromisso de amor e que exige conscientizar sobre a construção da unidade em meio à pluralidade, superando divisões; estimular a espiritualidade e por fim, incentivar e promover iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.

Em um dos eventos dessa Semana, a Procissão do Encontro, quando a imagem de Jesus carregando a cruz encontra-se com sua mãe, Maria, um encontro de silêncio e dor, o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos, em uma fala brilhante nos convida a todos para o cuidado com as pessoas, exemplificando que o encontro de Jesus com Maria, foi um cuidado de Afeto, de uma mãe com seu filho, acompanhando-o até à cruz e nos ensinando como devemos ter esse afeto na família, uns cuidando dos outros, filhos cuidando dos pais , netos cuidando dos avós, esposo cuidando da esposa e vice-versa, não deixando ninguém abandonado nos momentos difíceis. Ao falar sobre o Simão Cirineu que foi convidado a ajudar Jesus a carregar a cruz, mostrou-nos o exemplo daqueles que são designados por sua profissão a cuidar de outros, como os profissionais de saúde, sempre chamados a cuidar de alguém e por último focalizando a figura de Verônica, que enxugou o rosto sangrado de Jesus, voluntariamente, sem ninguém pedir, ressaltando 
assim a necessidade e a importância de quem voluntariamente presta serviços a quem precisa, sem ser chamado e sem ganhar nada em troca. Três aspectos importantes do cuidado: o afeto, a designação e o voluntariado.

Ressaltou ainda o 4º mandamento “Honre teu pai e tua mãe, para que teus dias sejam longos e felizes na face da terra”. Uma reflexão muito valiosa nesse tempo em que vivemos. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por