Luiz de Paula Ferreira

15/06/2017 às 00:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:05

O historiador-cronista, Dr. Luiz de Paula Ferreira, autor de vários livros sobre a memória de Montes Claros e de sua querida Várzea da Palma, foi eleito, por unanimidade para ocupar a Presidência de Honra do nosso egrégio Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. A escolha do seu nome deveu-se estritamente aos relevantes trabalhos históricos e geográficos da nossa região, haja vista que os seus livros trazem as mais importantes informações, desde o início da colonização do médio São Francisco até os dias de hoje, quando a nossa querida cidade de Montes Claros se apresenta como uma das mais importantes do Estado de Minas Gerais. É interessante dizer que o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros teve como alicerce inicial, o apoio incondicional do mestre Luiz de Paula Ferreira, para a concretização de um sonho promissor.

É certo que não é fácil encontrar na história moderna de Minas Gerais fatos e personalidades que mais se enquadrem na grandiosa moldura da arte e do saber. Mas esta é uma esperança renovada de nomes expressivos para representar Montes Claros e representar muito bem a nossa notável história de vida política e econômica. Assim, o historiador Luiz de Paula, que se integrou na literatura montes-clarense chegando a ser uma das suas figuras primaciais, inicia agora uma caminhada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, como associado efetivo, ocupando a Cadeira nº 19 que tem como patrono o Dr. Caio Mário Lafetá e a presidência de honra da entidade. Ele que tem uma bela e enobrecedora história de vida, uma tradição que se confunde com os acontecimentos de agora e de outrora da nossa querida cidade de Montes Claros.

Agora, neste ano do seu festivo Centenário de Nascimento, o nosso egrégio Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros está em constante regozijo. Luiz de Paula é um nome ilustre que engradece a nossa bela história do presente e do pretérito; que valoriza os bons costumes de um povo simples, ordeiro e trabalhador; que dignifica as nossas origens e, acima de tudo, que qualifica e eterniza com subido orgulho “a cidade da arte e da cultura”. Parabéns, Luiz de Paula Ferreira. Parabéns Montes Claros!

 > Livros de Luiz de Paula Ferreira

NA VENDA DE MEU PAI
O livro é apenas uma pequena amostra do que há de vir. Nele, está inserida uma série de mini-causos, todos eles cheios de inocência e de amor - o amor de pura inocência de um jovem sonhador, que certa vez disse que gostaria de ter dito: “Montes Claros, eu não te conhecia e já te amava”, frase pronunciada pelo deputado Francisco Sá na inauguração da Estrada de Ferro, em Montes Claros.
 
MOMENTOS
É um livro que foi escrito em verso e prosa e está diretamente relacionado com as belezas naturais existentes ao longo do médio São Francisco das nossas minas gerais.
 
POR CIMA DOS TELHADOS E POR BAIXO DOS ARVOREDOS
Este livro foi escrito com a alma e o coração. É uma autobiografia sem ser uma apologia, senão o entusiasmo e a felicidade dos anos vividos pelo escritor em meio à exaltação da fantasia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por