Encantador de pessoas

10/01/2018 às 05:19.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:40

O livro “O Encantador de Pessoas – vida e obra de Padre Henrique, o Apóstolo do Sertão”, da inteligente escritora Raquel Muniz, não é certamente um livro de fôlego, mas um pequeno e interessante documentário sobre a pessoa singular do Padre Henrique, o “Apóstolo do Sertão”, assim como ela o chamava, para destacar a grande obra humanitária que este homem santo fez realizar nas comunidades montes-clarenses. Disse Andreia Pereira que a autora “escreveu como uma filha que tinha Padre Henrique como pai. Escreveu como órfã. Não foi fácil despedir-se de alguém que tanto refletiu o amor do Cristo crucificado neste mundo, deixando-nos uma lição: o ser humano pode fazer mais, sempre mais, pelo próximo”.

O texto de Raquel Muniz convida o leitor para uma leitura gostosa e leve. São crônicas e pequenas histórias relatadas aqui pela autora, sobre a existência de uma memória saudosa, toda ela centralizada na imagem santa do bondoso Padre Henrique. O relacionamento da autora com o homenageado é algo inusitado e tem a visão positiva do amor e da fé. Por tudo isso salta aos olhos dos leitores e admiradores, interessantes relatos dos trabalhos de evangelização em que o Padre Henrique conduzia, com extrema maestria, nas periferias de nossa querida cidade. Assim, como em diversas partes do município de Montes Claros, ele teve na caridade a marca indelével do “Apóstolo do Sertão”. Raquel Muniz soube, com muita sabedoria, dedicação e rara inteligência, registrar as primeiras memórias de uma história de amor ao próximo que, certamente irá emocionar esta e as outras gerações num futuro bem próximo.

Padre Henrique Munaïz Puig era um homem simples e trabalhador, que fazia amigos com aquele leve e autentico sorriso de ternura, tinha uma personalidade forte e ativa. Cheio de energia criadora, ele era um evangelizador que soube semear o bem em terra fértil. Conhecia o homem e o mundo como ninguém e sempre vivia na esperança de dias melhores para os mais necessitados. Padre Henrique, com “H”, era Filho de Enrique Munaïz e de dona Maria de la Concepcion Puig Gaite. A biografia, ainda que ela seja reduzida em seus detalhes, o leitor vai encontrá-la inserida nos textos deste influente livro: “O Encantador de Pessoas – vida e obra de Padre Henrique, o Apóstolo do Sertão”. Basta uma única leitura para o leitor se emocionar, haja vista que a autora o escreveu “quase tudo na primeira pessoa, feito com o coração, numa mistura de luto e alegria”, conforme explica o ilustre jornalista, Fredi Mendes, na sua belíssima apresentação de quarta capa.

“De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras?” Nada! Mas esse não é o caso de Padre Henrique, pois ele, abalizado na fé criadora do Pai, realizou inúmeras e importantes obras sociais. Da mesma forma, a publicação desta magnifica obra literária, escrita por Raquel Muniz, será uma luz perene a orientar os filhos de Deus para o caminho do bem. Parabéns, Raquel Muniz, pela oportunidade de uma boa e proveitosa leitura!
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por