Corpos à Venda

22/11/2017 às 00:22.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:48
 (Reprodução)

(Reprodução)

Partindo de estudos temáticos, o jornalista Luiz Ribeiro traça neste seu livro, Corpos à Venda: um relato importante sobre a prostituição infanto-juvenil e as suas causas, numa linha vertical de sua ascensão às letras jornalísticas. 

Pode-se dizer que há dois movimentos na escrita aqui apresentada: a fantasia literária e o realismo cruel dos tempos modernos. No primeiro momento o autor escreve com o coração, descobrindo fatos e alinhavando situações emocionais com as palavras em busca de uma razão. Já no segundo momento é a própria razão em forma de histórias, com a temática definida: a prostituição infanto-juvenil e suas causas. 

Essa empreitada jornalística se deve à audácia corajosa do profissional – é claro – que sempre procurou escrever os seus textos com muita seriedade e igual responsabilidade.

Ora, tão importante, senão mais do que o espírito individualista de cada leitor é a expectativa final do livro de Luiz Ribeiro. A propósito, num posfácio bem elaborado, disse-nos a doutora Zilda Arns Neumann “da necessidade de arregaçarmos juntos as mangas para voltar a cultivar o amor, o carinho, a atenção para com as crianças no interior das famílias. Não basta identificar as causas; é preciso participar da construção de um mundo mais justo e fraterno”. Pois é assim que o jovem acadêmico Luiz Ribeiro realiza as suas reportagens, com dedicação e competência, para oferecer à sociedade montes-clarense um extrato daquilo que o povo talvez não conheça com profundidade. 

Nota-se que são raros os livros que trazem, para a sociedade dos menores abandonados, contribuições tão significativas como o livro Corpos à Venda, do jornalista Luiz Ribeiro. Ele tem uma escrita investigativa e séria. Pois oferece para a sociedade um tema palpitante, cruel e atualíssima sobre a prostituição infanto-juvenil em nossa cidade de Montes Claros e região. 

O trabalho de pesquisa foi realizado em diversos lugares por onde há indícios da prática sexual de menores. Ele foi focado, principalmente nas cidades de Francisco Sá, Várzea da Palma, Salinas, Taiobeiras e Montes Claros, com conexão criminosa na cidade de Três Marias.

Sem descurar da triste realidade, o jornalista Luiz Ribeiro ainda incluiu no seu livro, Corpos à Venda, uma cópia do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Prostituição Infanto-Juvenil, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de autoria do deputado Dimas Rodrigues. Como se sabe, essa CPI teve origem nas denuncias do jornalista Luiz Ribeiro, publicadas no jornal “O Estado de Minas”, sucursal Norte, em abril de 1995.

Em razão disso, o escritor e jornalista Roberto Drummond disse que Corpos à Venda é “um livro, de toda maneira, otimista, pois a credita que, um dia, que não há de demorar muito, poderemos ter um país em que os sonhos das meninas e das moças do Brasil não se transformem num pesadelo”. 

Luiz Ribeiro é repórter investigativo e tem catalogado vários prêmios no seu campo de atuação. É importante registrar com orgulho e admiração que Luiz Ribeiro é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por