Canto de Página

08/11/2017 às 00:55.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:35

O livro Canto de Página, do ilustre jornalista Décio Gonçalves de Queiroz, foi escrito com simplicidade e correção e é digno de fazer parte das mais influentes bibliotecas de Montes Claros, e quiçá em todos os recantos mineiros. Nota-se que o jornalista Décio Queiroz é possuidor de um dos mais brilhantes estilos da nossa literatura e o seu livro traduz os momentos dos grandes acontecimentos políticos de seu tempo, num trabalho literário privilegiado, sempre presente nos cantos das páginas dos jornais e nas diversas revistas, em especial a magazine “Encontro”, de nossa dadivosa terra. Por tudo isso é que as crônicas de Canto de Página não tiveram a pressa de se juntar num único volume, por consequência, somente agora. Percebe-se, no entanto, que elas foram aos poucos sendo publicadas em tempos espaçados, sempre traduzindo a magia e o encanto das letras literárias para o deleite de seus amáveis admiradores.

No tempo em que a nossa cidade de Montes Claros vai deixando para trás a trajetória de um atraso cultural, sem precedente em outras épocas, é importe e oportuno lembrar, sobretudo para as novas gerações, o quanto o jornalista Décio Gonçalves Queiroz contribuiu e ainda vem contribuindo para revigorar o desenvolvimento intelectual de Montes Claros, a “Cidade da Arte e da Cultura”, no dizer do nosso saudoso confrade Reginauro Rodrigues da Silva. 

Entretanto, por iniciativa própria de seus filhos, estamos concluindo agora a publicação do livro de crônicas de Décio Queiroz, que presentemente temos a honra e a alegria de apresentar aos seus distintos leitores. O que nos depara na sua obra não é tão somente a perfeita forma das ideias, mas também a exuberância e o entusiasmo persistente no escrever, com beleza, com arte e com amor as eventualidades que ora deleitam, e que ora importunam a todos nós. 

No primeiro capítulo do livro tomamos contato com a sensibilidade do autor ao fazer os seus Relatos da Imprensa, rememorando épocas passadas, com narrativas que mesclam os conceitos da criatividade com a vanguarda dos acontecimentos. A seguir, as suas origens familiares de homem do campo, com a visão direcionada as casualidades da política interna e externa. Décio Gonçalves Queiroz é, sem dúvida, um memorialista completo em todos os sentidos. 

E encerrando este valoroso volume – A família Gonçalves de Queiroz no Norte de Minas – o autor narra com muita naturalidade e inteligência as investidas do seu saudoso e querido avô, Teodoro Gonçalves de Queiroz, em administrar suas terras e seus negócios com extrema sapiência. Numa simples inclusão dos fatos históricos, nos estudos da árvore genealógica de sua família, já é o bastante para se enaltecer a retidão e o amor, incontroverso, dos seus queridos antepassados. 

Nessa certeza, podemos antecipar que o livro Canto de Página será uma obra de sucesso incomum nos meios literários de nossa cidade. Por outro lado, se realmente é apropriada a afirmativa de que nós montes-clarenses herdamos, com a convicção exacerbada do saber, o gosto pela leitura dos grandes mestres, também conveniente será dizer que o autor Décio Gonçalves de Queiroz sempre se envolveu no mundo das artes literárias, produzindo textos que somente dignificaram o nosso povo e a nossa terra. Parabéns, Décio!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por