A Inacabada Família Humana

13/12/2017 às 00:01.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:12

Em primeiro lugar o acadêmico Leonardo Álvares da Silva Campos palmilhou o sertão norte-mineiro em busca de resposta para as suas indagações. Depois de muitos estudos, muitas pesquisas e uma infinidade de depoimentos em torno de sua curiosidade, algumas perguntas foram respondidas, mas outras tantas surgiram e ficaram sem resposta. É a dúvida da vida! Pensando assim, o autor decidiu publicar o seu livro de estréia: “O Homem na Pré-história do Norte de Minas”. Agora, o acadêmico Leonardo Campos está com um novo livro: “A Inacabada Família Humana”.

O trabalho atual de Leonardo Campos traz uma roupagem nova sobre a origem do homem. Na verdade, trata-se neste livro, com muita propriedade, do místico, do religioso, sempre com as suas conotações filosóficas no sentido de desvendar o mistério da vida que envolve a penumbra da noite. Aliás, o livro de Leonardo Campos é, acima de tudo, um modelo a ser seguido por todos nós. É um livro polêmico. É um livro salutar e crítico ao mesmo tempo; necessário e dispensável em certas ocasiões. “A Inacabada Família Humana é, assim, uma obra ao mesmo tempo diferente e corajosa, espelho da sociedade dos primatas superiores insociais de ontem e de hoje, em que a fraqueza é a sua tônica. É um livro de cabeceira, de texto fácil, capaz de prender o leitor da primeira à última página, o que este descobrirá tão logo iniciada a sua leitura”. 

Assim como o saudoso historiador Simeão Ribeiro Pires era apaixonado pelas inscrições rupestres, o autor de “Inacabada Família Humana” também tem por “hobby” o estudo das nações primitivas do norte-mineiro. Leonardo Campos tem demonstrado ser conhecer das nossas origens. Estudioso e inteligente. Competente e arrojado naquilo que ele faz. E tudo que ele faz produz motivação para outros estudiosos dos sítios arqueológicos de todo o Norte de Minas. Nota-se, portanto, que ele está sempre com os seus trabalhos elogiados por um seleto grupo de leitores. 

Os editores, no inicio da apresentação do livro disseram que este trabalho de Leonardo Campos é diferente de outros que permeiam o mesmo tema e tem a aparência de um texto teatral, tanto que ele se constitui de dez atos, ao invés de dez capítulos. Ora, tudo isso acontece para criar um diferencial de comportamento pelo óbvio de sua escrita. Começando pela ação dos fatos, vemos que enfeixa neles a mesma ação do tempo. “O tempo que passa sossegado!” Por outro lado, não estamos entrando no mérito da obra, senão apenas contabilizando suas características fundamentais.

O historiador Leonardo Álvares da Silva Campos nasceu em Montes Claros – Minas Gerais no dia três de junho de 1953. Filho de Bento Álvares da Silva Campos e de dona Terezinha Peres da Silva Campos. Sócio correspondente da Academia Montesclarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e Montes Claros. “Filosofia, política, costumes, amor, história, atualidade. Tudo desfila nas páginas desta obra de Leonardo Álvares da Silva Campos, incansável estudioso e pesquisador” Em suma: a inacabada família humana é o tema de um livro completo e belo! Parabéns!

“É uma obra ao mesmo tempo diferente e corajosa, espelho da sociedade dos primatas superiores insociais de ontem e de hoje, em que a fraqueza é a sua tônica. É um livro de cabeceira, de texto fácil, capaz de prender o leitor da primeira à última página, o que este descobrirá tão logo iniciada a sua leitura”
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por