Servidores do HU transformam resíduos em material reciclado

Jornal O Norte
19/09/2005 às 09:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Adilson Cardoso


Colaboração para O Norte

Encerrou-se ontem, sexta-feira, nas dependências do Hospital Universitário Clemente de Faria, a 1º Semana de apresentação do PGRSS - Programa de gerenciamento de resíduos em serviço de saúde. Foram apresentadas palestras sobre resíduos e coleta urbana, e filmes com os temas de preservação da natureza. Além de vídeos sobre resíduos de serviço de saúde, acidentes ocupacionais e meio ambiente.




Caixas como esta serão usadas para guardar material

De acordo com o responsável técnico Geraldo César Soares, o programa é uma exigência da Anvisa - Agência nacional de vigilância sanitária, para que todas as instituições ligadas ao serviço de saúde tenham o seu. A partir daí houve uma mobilização geral dentro do HU, para que todos se adequassem ao sistema. Para isso foi montado um curso preparatório de 8 meses, envolvendo todos os servidores e contratados, sendo que a fase final já era a montagem do plano. Após esse passo foi encaminhado relatório para a Vigilância sanitária municipal.

Foram expostos no pátio central da instituição os resíduos que cada setor produz e, entre esses resíduos, se viam diversas criações nos seus mais variados temas, como o setor de conservação, coordenado por Maria do Carmo, com Verônica e Fabiano fazendo uma paródia sobre o lixo.

Houve concurso para a confecção de caixas de material perfuro-cortante onde, literalmente, todos os participantes entraram na competição, mesmo com premiação simbólica. As caixas confeccionadas no evento serão utilizadas para acondicionar material como agulha, seringa, bisturi. O lema agora é preservar a natureza, para a continuação da vida.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por