Seminário propões criação de fórum de cultura em Bocaiúva

Jornal O Norte
02/09/2005 às 15:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

 

Paulo Brandão

 

Foi realizado nesta cidade, durante os dias 29 e 30 de agosto, o I Seminário intermunicipal de cultura. Educadores, estudantes universitários e pessoas ligadas às secretarias de Cultura das cidades de Berizal, Fruta-de-Leite, Capitão Enéas, Águas Vermelhas, São João da Ponte, Buritizeiro, Montes Claros, Joaquim Felício, Olhos d’Água e Guaraciama. Aproximadamente 300 pessoas participaram do encontro, sediado no Centro Cultural Henfil - Henrique de Souza Filho.




O seminário foi aberto às 8 horas, com apresentação de grupos de dança de Bocaiúva. Em seguida aconteceu uma mesa redonda com o padre Antônio Alvimar e a consultora de cultura, Dorotea Nadeo com o tema: “Sentido da cultura”. À tarde, a professora da Unimontes Raquel de Paula e a especialista em cultura contemporânea e representante do Centro de referência integral ao adolescente de Salvador - Cria- Claúdia Vasconcelos deram prosseguimento a outra mesa redonda com o tema: “Cidadania e cultura”. Ao final de cada mesa foram abertos vários grupos para debates.




Na terça-feira de manhã houve apresentação do grupo Performance Teatral. O historiador Wilmar Oliveira iniciou o segundo dia de discussões falando sobre “Políticas públicas para cultura”. Átila Nadeo desenvolveu temas sobre designer e marketing cultural.




A quarta e última etapa do seminário foi feita pelo sociólogo e antropólogo João Batista da Costa. Ele falou sobre História e memória das cidades, enfocando o patrimônio histórico e cultural das cidades de Montes Claros, Bocaiúva e Matias Cardoso.




João Batista falou aos participantes sobre a história dos catopês e grupos de folias de reis, como uma resistência cultural que há alguns anos corria o risco de desaparecer, devido ao rápido processo de aculturação da população norte-mineira. O resgate dos catopês foi dado com a revitalização das “festas de agosto”, que aconteceram recentemente. Outro exemplo de luta pela preservação do patrimônio cultural dado por João foi um manifesto de freqüentadores da Praça da Matriz que se uniram para que não asfaltassem os bloquetes.




De acordo com a secretária de cultura de Bocaiúva, Aparecida Durães, o objetivo do seminário foi de apresentar propostas de trabalho e de iniciar um estudo para a realização de um fórum de regional de cultura.




- Ficamos surpresos com a participação das pessoas. A todo momento víamos o interesse de cada um em procurar saber mais um pouco de cultura. O objetivo é a realização do fórum de cultura.




Nos dias 21 e 22 de setembro estará em Bocaiúva, o grupo Tambolelê, do projeto Tim-Mov-Perc – Movimento pela valorização dos tambores mineiros. Haverá oficina e show com o grupo.





Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por