Saúde capacita servidores da zona rural

Jornal O Norte
08/07/2005 às 18:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:47

A secretaria municipal de Saúde realizou ontem, sexta-feira, através da gerência de Planejamento e Acompanhamento, e da divisão de Comunicação, Informação e Educação mais um curso de capacitação para servidores municipais. A iniciativa beneficia 50 técnicos, entre agentes de saúde do PSF - Programa de saúde da família e servidores das unidades básicas de saúde da zona rural do município.

O curso, idealizado dentro do projeto Quarteirão modelo, da divisão de Comunicação daquela secretaria, e executado pela seção de Educação em Saúde, denominou-se Programa 5 S de qualidade total e teve suas origens na filosofia de trabalho da cultura japonesa, ora adaptada para a realidade local.

Seus idealizadores informam que o objetivo foi visar ao melhor convívio interpessoal dos servidores, melhorar e humanizar o atendimento ao público usuário do SUS - Sistema único de saúde com acolhimento, compreensão da história clínica e social do paciente, bem como oportunizar a ele um atendimento próximo de suas expectativas.

O curso 5 S de qualidade total teve suas atividades educativas centradas nos cinco princípios da qualidade total, que são: seiri (utilização), seiton (organização), seiso (limpeza), seiktsu (saúde) e shitsuke (autodisciplina).

Com ensinamentos voltados para esses princípios, espera-se, dentro da linha behaviorista, uma mudança de comportamento para a realização de tarefas, visando sempre ao bem-estar coletivo.

METÁFORAS

O curso teve início às 8 horas e se estendeu até o período da tarde. Na programação, além da aula expositiva, que foi ministrada pelo instrutor e educador em saúde, Givanildo Passos, da divisão de comunicação, houve uma síntese dos paradigmas centrados nas características de animais tais como a águia (visão holística), a abelha (organização), a formiga (trabalho em equipe), o bicho-preguiça (paciência para a transformação) e o vegetal denominado popularmente de trepadeira (persistência e determinação), cujas metáforas serviram ao propósito de despertar nos educandos a necessidade de desenvolvimento de suas potencialidades, assim como ter persistência e respeito aos limites, às individualidades e às características dos colegas e dos pacientes.

Charles Chaplin e o filme, Tempos modernos, também serviram aos propósitos do curso, cuja analogia, em tom de crítica social, revelou a todos a importância de se compatibilizar trabalho com usufruto da vida e de seus prazeres e utilidades.

Ao final do curso houve apresentação de teatro, momento de reflexão, apresentação da mídia O Menestrel, com texto do poeta, pensador e teatrólogo inglês William Shakespeare.

CURRÍCULO

Os participantes receberam certificados de conclusão e aproveitamento, como forma de incentivo e formação de um histórico curricular.

Coordenadora do curso e chefe da seção de Assistência à zona rural de Montes Claros, a servidora Clenir Ruas considerou de fundamental importância oportunizar aos servidores da saúde melhor formação, sobretudo objetivando um atendimento humanizado aos usuários do SUS, cujos resultados garantirão maior credibilidade e, conseqüentemente, melhor resposta da clientela, em todos os sentidos.

O secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério, sanitarista com vasta experiência e professor da Unimontes, acredita que a educação é o melhor caminho para se atingir os objetivos.

Segundo ele, a atual gestão municipal tem como filosofia de trabalho Educar para prevenir.

- Assim conseguiremos a parceria do servidor e, na ponta, do próprio usuário, na consecução dos objetivos de se fazer saúde de forma humanizada e eficientemente, mesmo em condições físicas e orçamentárias nem sempre compatíveis com a realidade e a necessidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por