Resgate da força

Mara Narciso, médica e jornalista
Montes Claros
05/06/2017 às 23:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:56

O envelhecimento causa alterações corporais que obrigam o idoso a adaptar-se às limitações que vão surgindo.

É fácil usar óculos de leitura aos 40 anos, mais difícil é aceitar o aparelho auditivo, e é quase impossível adaptar-se à bengala. Muitos idosos andam pegando nas paredes, para não usarem apoio ao caminhar.

Enxerga-se menos, ouve-se pouco, os cabelos ficam ralos e brancos, a pele afina-se e se enruga, o equilíbrio se vai, a força escoa a cada dia.

Os músculos se enfraquecem, a massa óssea se reduz, a aparência modifica-se de tal forma, que, ao rever alguém após 40 anos, fica-se na dúvida de se tratar da mesma pessoa.

Crianças notam que envelhecer é encolher, é murchar, quando olham a foto do casamento dos avós.

Vida longa é um desejo comum e tem um preço alto: as perdas.

Como retardá-las?

Uma aparência jovial, bem disposta, capaz, autônoma, independente pode ser mantida por várias décadas, dependendo da genética, da vida pessoal e do estilo de vida de cada um.

O que marca a idade física não é a pele, mas, principalmente os ossos e músculos.

Para preservá-los ou resgatá-los estão à disposição vários recursos, entre eles alimentação saudável, assim como a surrada ladainha de se evitar vícios, excessos, desregramentos e fazer exercícios.

O Pilates junto com a musculação são as melhores categorias para os músculos e ossos.

Quem pode ser independente se lhe falta força muscular?

A fragilidade e dependência são sugeridas pelo andar de passos curtos, lento e inseguro, ao corpo encurvado, à falta de equilíbrio, um conjunto que lembra o andar simiesco.

“Ando devagar porque já tive pressa” é poético, mas, muito melhor é fazer ginástica, se possível, desde cedo para garantir um andar depressa, quando necessário.

Os exercícios da técnica de Pilates são situações nas quais o praticante é treinado para respirar, fazer alongamentos e usar a força puxando molas ou não, ao contrário do que faria espontaneamente.

Tal estratégia leva a um resultado tão marcante, que o instrutor fisioterapeuta garante que a própria pessoa vê a diferença em 20 aulas e os outros notam após 30 aulas.

Propaganda verdadeira está aí.

O corpo é reconstruído com total benefício para a estética e funcionalidade.

Com aulas praticamente individuais ou em dupla, a prática do Pilates assegura uma juventude óssea, articular e muscular que faz gosto sentir.

Quem mal andava, corre e quem andava bem, voa.

É praticar para subir escadas com agilidade, apertar o passo para atravessar a rua, dirigir mil km e dançar um par de horas.

Estou me habilitando.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por