Remédios fracionados vão chegar no município com comercialização facultativa

Jornal O Norte
07/07/2005 às 16:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:47

Cinara Dreide


Repórter

Profissionais da vigilância sanitária de diversas regiões do estado participaram, na semana passada, de um treinamento para garantir a comercialização fracionada de medicamentos de forma segura nas farmácias de Minas Gerais. Em Montes Claros, ainda não há data definida de quando começará o fracionamento dos remédios.

O evento, promovido pela Diretoria de vigilância sanitária em medicamentos e congêneres, da SES - Secretaria de estado de saúde, aconteceu no hotel Normandy, em Belo Horizonte.

Segundo a farmacêutica Cristiana Martins do Couto Araújo, da SES, a venda fracionada de medicamentos já está em vigor em todo o país, mas deve começar de fato nos próximos meses, já que não existe prazo determinado.

Conforme informações da assessoria de imprensa da Anvisa - Agência nacional de vigilância sanitária a venda nas farmácias é facultativa e depende do interesse dos laboratórios e dos proprietários de farmácias. Por isso, os profissionais devem estar preparados para a inspeção das vendas.

- Este treinamento é de extrema importância para padronizar as ações no estado, para que o fracionamento seja realizado de forma segura nas farmácias mineiras - disse Cristiana Araújo.

De acordo com a farmacêutica, o início da comercialização fracionada de medicamentos pelas farmácias depende da adequação pelas indústrias da fabricação de embalagens fracionáveis.

VENDA

A venda fracionada de medicamentos foi determinada pela Resolução n° 135/2005, da Anvisa. Conforme a resolução, o fracionamento será de responsabilidade do farmacêutico e será feito a partir de embalagens fracionáveis, diferentes das existentes atualmente no mercado. A assessoria de imprensa da Anvisa informou, também, que o processo deverá acontecer de forma semelhante à venda de genéricos, com adesão gradual da população e conseqüente adequação por parte dos laboratórios.

REDUÇÃO

A redução da ocorrência de intoxicações por medicamentos é esperada com a venda fracionada, em função da diminuição de acidentes causados pelo consumo de sobras. Pesquisa realizada pelo Departamento de ouvidoria do ministério da Saúde revelou que 86% da população brasileira apóiam o fracionamento de medicamentos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por