Doar sangue: um gesto de amor

19/06/2018 às 06:43.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:49

A ciência avançou muito e fez várias descobertas. No entanto, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano, líquido precioso do qual todos nós necessitamos.

A situação do Brasil não é nada boa. Segundo o Ministério da Saúde, os bancos de sangue do país são um espelho da triste realidade brasileira, simplesmente porque menos de 2% da população doa sangue. Só para ser ter ideia, nos países desenvolvidos esse percentual é bem maior, chegando a 8% de doadores habituais.

Esses números já seriam motivo de sobra para que os governos intensificassem as campanhas educativas, sobretudo as veiculadas na televisão, e não apenas quando os estoques estivessem baixos. Porém, é comum vermos os bancos de sangue sempre abaixo do nível de segurança em estado de alerta.

Como se não bastassem esses problemas, os bancos de sangue enfrentam outro problema: grande parte das doações acaba no lixo por causa do excesso de gordura ou por estarem contaminados. Por isso, a doação periódica é imprescindível.

Nesse contexto, a campanha Junho Vermelho é uma data muito importante para refletirmos sobre o valor da doação de sangue. Toda a sociedade precisa se envolver nessa demonstração de generosidade e desprendimento em favor do próximo.

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques.

A grande questão é que uma parcela considerável da população se sente satisfeita e com o dever humanitário cumprido ao doar uma única vez esse precioso líquido vermelho, quando na realidade deveria ser um gesto constante.

Portanto, a palavra que melhor representa o Junho Vermelho é a solidariedade. A satisfação de salvar vidas, sem dúvida alguma, é a maior recompensa.

Doar sangue é algo simples, rápido e seguro. O Ministério da Saúde estabelece que, para ser um doador, o voluntário precisa ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter doenças sanguíneas.

É a expressão máxima do amor ágape, aquele que não impõe condições, limites ou espera algo em troca. Em outras palavras, é o amor pleno e absoluto. Mas, para quem o recebe, esse gesto pode valer a vida. Então, doemos sangue periodicamente.

Parabéns a todos os doadores de sangue!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por