Quem você será daqui a cinco anos?

Carla Weisz, consultora de carreira
26/08/2017 às 00:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:16

Quando era criança, ouvia muito uma frase assim: “Me diga com quem andas que te direi quem tu és”. Os ditos populares trazem muita sabedoria.
Já Charles Jones, autor do livro War Shotsdiz, disse o seguinte: “Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto pelos livros que ler e as pessoas de quem se aproximar”.

As pessoas que você conviver, os livros que ler ou o conhecimento que absorver nas várias mídias, irão ser decisivos para a pessoa que você se tornará no futuro. Se por acaso você ainda não é leitor, comece agora, pois seu repertório irá se ampliar.

Para aprender é preciso acreditar que você pode ser alguém melhor. E quando digo isto, não tem relação com competição, mas sim, em ser alguém mais feliz, que não desperdiça a vida, os dias ou os momentos.

Tem outro ditado que diz: “mentes pequenas falam de coisas, mentes médias falam de gente e mentes grandes falam de ideias.” Sobre o que você anda falando? Com quem tem se relacionado? E qual foi o último livro que leu?

Para você ter uma vida melhor e mais abundante, é fundamental fazer a sua parte, estar aberto para aprender coisas novas, inclusive reaprender, pois o mundo está mudando muito rápido e isto exige de cada um de nós novas habilidades.

Se focar em aprender, crescer e se desenvolver seu tempo será dedicado a ideias.

Junte isto com atitude e terá mais chances de conquistar seus sonhos e ainda fazer diferença no mundo a sua volta.

Aprender é uma delícia, o problema muitas vezes está no método. Quando descobrimos o melhor jeito para nós, encontramos prazer em aprender e aí o nosso mundo interior se modifica e como “magia” e consequentemente nosso mundo exterior também se transforma, ficamos mais preparados para encarar os desafios da vida e conquistar nossos sonhos.

Aqui algumas dicas para você melhorar seu aprendizado:
– Reúna-se com amigos: aprender com amigos pode ser uma forma divertida

– Conheça seu estilo: no livro inteligências múltiplas de Howard Gardner ele fala de oito tipos de inteligência e no site mundoe.net.br tem um teste de preferência de aprendizagem que pode ajudar você a descobrir qual a melhor forma para você aprender

– Durma bem. É essencial descansar para sua saúde física e mental. Claro que cada pessoa tem uma necessidade diferente, conheça o limite do seu corpo. Pessoas com hábitos ruins e desequilibrados de descanso possuem problemas de memória, concentração e raciocínio.

– Auto-reflexão. É fundamental nos conhecermos. Eu faço um exercício rápido no banho ou no trânsito que me ajudou muito ao longo da vida, inclusive te ajudarão você a aumentar seu protagonismo, são elas:

O que eu não pensei que deveria ter pensado? O que disse que não deveria ter dito? O que eu fiz que não deveria ter feito?

– Ócio criativo. É uma ideia inovadora desenvolvida pelo professor e sociólogo como diz Domenico de Mais, segundo ele, o futuro do trabalho na sociedade pós-industrial está marcada pela união do estudo e lazer. Assistir a filmes por exemplo pode ser divertido e ao mesmo tempo você pode extrair vários aprendizados. Filmes de criança costumam ter ótimas reflexões.

O próximo passo começa com você. O mundo precisa de novas ideias e de gente com atitude protagonista.

Para você ter uma vida melhor e mais abundante, é fundamental fazer a sua parte, estar aberto para aprender coisas novas, inclusive reaprender
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por