Visita de Eymael

24/02/2018 às 00:39.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:33

A coluna mais uma vez sai na frente e traz a informação de que o presidente nacional do PSDC e pré-candidato à presidência da República, José Maria Eymael, marcou para o próximo mês a primeira visita ao Norte de Minas, quando se reúne com integrantes da agremiação e lideranças de várias forças políticas para lançar oficialmente sua candidatura na região. A decisão foi tomada na semana passada, durante reunião em São Paulo, com o presidente do diretório municipal do PSDC em Montes Claros, Chico Rocha.
 
Ninho da oposição
Desde o início do ano, a coluna tem feito comentários de que após o senador Aécio Neves (PSDB) ter feito opção pelo deputado Rodrigo Pacheco (MDB), na disputa pelo Governo de Minas, o seu grupo político vem se dispersando. Agora o redemoinho atingiu a casa “pepista”. É que, para se proteger, os deputados federais do PP decidiram tirar o ex-presidente Alberto Pinto Coelho da presidência e colocar o deputado federal Renzo Braz. A decisão foi uma resposta à notícia de que Dinis Pinheiro (PP) está se filiando ao Solidariedade para ser companheiro de chapa de Marcio Lacerda (PSB) na disputa majoritária. Já existe consenso de que em caso de composição a preferência é por Pacheco.
 
Visita de Aécio
Considerando a trajetória política do senador Aécio Neves (PSDB), foi uma surpresa o anúncio repentino, sem programação prévia, da visita, nesta segunda-feira, a uma fazenda em Patis, no Norte de Minas, para receber prefeitos e o pedidos ao presidente Temer para que os recursos destinados aos municípios sejam entregues diretamente às prefeituras sem passar pelo governo do Estado. Primeiro, que o normal era que a reunião fosse realizada em Montes Claros. Segundo, que fosse feita uma mobilização neste sentido. Se não bastasse, tal proposta não tem nenhuma ressonância junto ao governo federal. Resta saber se o encontro dará quórum.
 
Candidato do PT
Mesmo não tendo bola de cristal, a coluna antecipou que Ciro Gomes (PDT), que foi ministro de Lula durante os oito anos de governo, é o plano B do PT para disputar a Presidência da República, na impossibilidade do líder maior petista não conseguir registrar sua candidatura. Nas edições de ontem dos principais jornais do país, a principal notícia foi a de que o ex-presidente Lula deu aval para que o ex-prefeito de São Paulo e coordenador do programa de governo do PT para a eleição presidencial, Fernando Haddad, converse com outros partidos e outros candidatos. Não foi nenhuma surpresa de que a primeira conversa foi justamente com Ciro Gomes. 
 
Prazo da “janela”
Tenho recebido questionamentos de leitores em relação ao processo político. Agora mesmo querem saber como fica a chamada “janela”, que permite parlamentares migrarem para outros partidos. O que posso dizer é que neste ano essa janela acontece 30 dias antes do prazo final para filiação (7 de abril) e está garantida apenas para os deputados estaduais e federais. Portanto, não se aplica aos vereadores. A outra informação é que em relação aos cargos majoritários (governador, senador, prefeito e presidente), não há impedimento para a mudança de partido.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por