Transporte escolar

18/07/2017 às 01:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:37

Prefeitos do Norte de Minas, já alimentam a possibilidade de paralisar o transporte coletivo neste segundo semestre, ou entrar na justiça contra o Estado, que insiste em não repassar as prefeituras o que é de sua responsabilidade no pagamento pelo serviço. Para se ter ideia, já estamos na metade do ano e das 10 parcelas de responsabilidade do Governo de Minas, somente duas parcelas foram pagas este ano. A Associação Mineira de Municípios ficou de abraçar a causa mas até o momento não se manifestou.
 
Qualidade do serviço
Mesmo o Governo do Estado não fazendo a sua parte para melhoria da qualidade do serviço de transporte escolar no Norte de Minas o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), participará no segundo semestre deste ano do Prêmio Innovare 2017 que objetiva identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. O convite foi feito justamente para apresentar a proposta do consórcio na área de transporte escolar. Vale lembrar que participam das comissões julgadoras do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais ligados ao Poder Judiciário.
 
Mudanças no Transporte
No Norte de Minas, hoje cerca de 30 municípios aderiram a licitação do transporte escolar feito pelo Cimams que disputará o Prêmio Innovare. A novidade é que de 40 em 40 dias o Ministério Público, através do promotor José Aparecido, reúne com os prestadores para avaliar o serviço a exemplo da qualidade do ônibus, do seguro por aluno e as rotas percorrida. A proposta é implantar a experiência em outras regiões e até mesmo em outros estados.
 
No Cadim
O deputado federal Welton Brado (PMB), em conversa com este jornalista, comentou que a prefeitura de Montes Claros, depois de perder um ônibus escolar através de emenda de sua autoria, também estava perdendo recurso de emenda para ser aplicado na área de saúde. O motivo teria sido o fato que a prefeitura naquele momento estava com o seu nome no Cadin, que é o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados no Setor Público Federal. A conversa foi feita de forma aberta durante período em que o parlamentar esteve no Eskema Quent. Resta saber se hoje o município já regularizou sua situação
 
Sucessão em Minas
Este jornalista aproveitou a visita do deputado federal Welton Prado (PMB) em Montes Claros, para saber a posição do seu partido na disputa pelo Governo de Minas em 2018. Ele deixou claro que por enquanto o seu partido não tomou nenhuma posição. A este respeito vale lembrar que Prado deixou o PT por divergência dentro da agremiação, o que leva a crer que não ficará com o candidato a ser escolhido pelo Palácio Tiradentes.
 
Filiação no Solidariedade
Até pouco tempo o líder rural Osmani Barbosa Neto (Osmaninho), secretário de Agricultura de Montes Claros, alimentava o projeto político de disputar as eleições de 2018. Hoje vive momento de incerteza. Mas, independente de ser ou não candidato, assinará filiação no Solidariedade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por