Tombamento do AC

06/12/2017 às 01:44.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:04

A coluna mais uma vez sai na frente e traz a informação de que a prefeitura abriu processo administrativo para o tombamento do Automóvel Clube de Montes Claros. A alegação é a importância histórica e a formação da identidade cultural do município. Em decorrência da ineficiência das últimas gestões, o clube passou a ser deficitário. A forma encontrada pelos atuais gestores foi reduzir o número de associado. De cerca de 1.400 em 2014, passou a contar com apenas 75 este ano e agora querem vender. Aliás, o comentário de bastidores é de que teriam oferecido o prédio a uma das maiores igrejas evangélicas do país.

Mais asfalto
Diante do baixo índice de aprovação junto aos prefeitos do estado, o governador Fernando Pimentel, resolveu tirar da gaveta, de forma acanhada, o que ele chama de Programa Mais Asfalto, em que pretende contemplar os 853 municípios do estado. O que chama a atenção é que foi anunciado somente às pequenas cidades, cuja demanda de investimento é menor. As cidades com população acima de 50 mil, até agora, estão fora da proposta, já que o Estado não tem recursos. Aliás, a contrapartida exigida tem obrigado muitas cidades a desistirem de receber o benefício.
 
Copasa
Mesmo não sendo do conhecimento da população o teor do acordo, a Prefeitura de Montes Claros já acertou os detalhes para a assinatura de renovação de contrato para exploração do serviço de água e esgoto da cidade por parte da Copasa. Questionada pela qualidade do serviço prestado, não só no município, mas em todo estado, a Companhia somente agora decidiu colocar em prática compromisso de responder pelo atendimento dos distritos. A prefeitura não fala em valores e apenas diz que o contrato define a captação de água do Rio São Francisco para atender a demanda de Montes Claros. Para janeiro está prevista audiência no Judiciário para formalizar o acordo.
 
Reforma na Polícia
Informação que chega à coluna dá conta de que o comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais publicará, nesta sexta-feira, a reestruturação da instituição em todo estado. Para o Norte de Minas, que já sofre com a deficiência em seu contingente e em sua estrutura, o assunto vem sendo aguardado com ansiedade. A primeira conversa é de que pensam inclusive em acabar com o 50º Batalhão, sediado em Montes Claros. A outra informação é de que existe ainda a proposta de centralização das companhias.
 
Dia do Gerais
O governador Fernando Pimentel reafirmou ontem que está mantida a agenda desta sexta-feira, quando participará das comemorações do Dia do Gerais, na cidade de Matias Cardoso. Até o fechamento desta coluna ainda não havia sido divulgada a lista dos homenageados. Informação que vem do Palácio Tiradentes dá conta de que Pimentel divulgará a relação de novos municípios da região que serão contemplados com o programa Mais Asfalto. Outra informação é de que anunciará a entrega de equipamentos para entidade ligada aos prefeitos. A programação foi acertada entre o cerimonial do Governo e o prefeito Edmárcio Leal. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por