Sucessão em Minas

08/03/2018 às 06:09.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:45

Os diversos grupos políticos na capital vem realizando pesquisas de consumo interno para saber a tendência do eleitorado. A coluna recebeu informação de levantamento de intenção de voto, realizado na semana passada, mas por não ter sido registrada, conforme determina a Lei Eleitoral, não podemos divulgar os números. O certo é que na disputa pelo Governo de Minas, o senador Antonio Anastasia (PSDB), mesmo declarando que não será candidato, continua na dianteira, quase o dobro do segundo colocado. Na disputa pelo Senado, o nome do empresário Josué Gomes (MDB) aparece na frente, inclusive do atual senador Aécio Neves (PSDB).

Salve-se quem puder
Começou ontem em todo o país a janela de um mês que permite parlamentares trocarem livremente de partidos sem o risco de perderem o mandato. Até o fechamento da coluna ainda não havia sido registrado nenhuma movimentação em Minas Gerais, o que deve acontecer mais no fim do mês. A este respeito parece que a preocupação maior vem do ninho tucano. O comentário que circulou nesta semana, na Assembleia Legislativa, é de que cinco dos oito deputados vão deixar o barco. Dalmo Ribeiro e Luiz Humberto Carneiro vão acompanhar Dinis Pinheiro (sem partido), Tito Torres vai para o PTB e Gustavo Valadares e João Vitor Xavier só definiram que vão deixar o PSDB. Na esfera federal, dos sete deputados, quatro estão de saída (Bonifácio de Andrada, Caio Narcio, Eduardo Barbosa e Rodrigo de Castro).
 
Iniciante
Como as eleições deste ano terão apenas 45 dias de campanha, é fato de que quem já está na estrada há mais tempo e conhece todo o processo levará vantagem. Os iniciantes, sem experiência, sem estrutura e sem equipe, vão ficar pelo meio do caminho. Vale a máxima usada por este jornalista: “Durante a campanha, todos viram um bando de jacarés”, ficando difícil identificar pela profissão ou por está ou aquela ação realizada no passado. Todos iguais.
 
Federal ou estadual?
O principal assunto da política do Norte de Minas é saber se o deputado estadual Gil Pereira (PP) disputará a reeleição como candidato a deputado estadual ou federal. Lideranças ligadas ao parlamentar estão reunindo para definir posição. Na terça-feira, vários prefeitos estiveram em Montes Claros discutindo o assunto. Até para facilitar a discussão, o deputado que se encontra em Brasília não participou. Como a coluna costuma sair na frente, o que podemos adiantar é que a resposta final sai dentro de 10 dias.
 
Paraquedista
É preciso que as lideranças políticas e todas as entidades de classe do Norte de Minas se engajem na campanha deflagrada pela Amams, com participação da ACI, CDL, OAB e Maçonaria, para valorizar o voto do eleitor da região e contra os “paraquedistas”, políticos que só aparecem por aqui em período de eleição. Na próxima terça-feira, outro encontro está marcado na sede da Amams e deve contar com a participação de outros segmentos. Um ponto importante para o sucesso do movimento é o entendimento entre os próprios candidatos da região. Se os deputados daqui ficarem brigando entre si, não tem movimento que vá diante.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por