Sucessão em Minas

17/10/2017 às 01:26.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:15

A coluna saiu na frente quando divulgou a pressão que o senador Antonio Anastasia (PSDB) vem sofrendo para aceitar a missão de ser o candidato do grupo na disputa pelo governo de Minas. Nesta semana, a última notícia é de que o presidente do diretório tucano em Minas, Domingos Sávio, vem mobilizando prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes dos diretórios do PSDB e demais aliados a pressionarem Anastasia para aceitar disputar o governo de Minas. De qualquer forma, o nome do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PP), continua como uma das opções. Aliás, este será o principal assunto do encontro estadual que o PSDB realizará no próximo dia 30, em Contagem.

 
Caso Sudene
Hoje, todas as atenções do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Leste do estado estão voltadas para a Câmara Federal. É que o presidente daquela casa, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), colocou como primeiro item a ser votado a proposta que inclui mais 80 municípios destas regiões na área da Sudene. O projeto inicial previa 43 cidades, mas o relator, deputado Eros Biondini (Pros/MG), incluiu mais 37 cidades.
 
Quinquinha
A oposição no município de Manga alimentava a expectativa de anular a eleição do atual prefeito Quinquinha (PPS) com o argumento de que não teria prestado as devidas contas quando foi candidato a deputado federal nas eleições de 2014. Na sexta-feira (13), o TRE-MG aprovou a prestação das contas deste período. Além da decisão do juiz eleitoral, Ricardo Matos de Oliveira, a Procuradoria Regional Eleitoral também se manifestou favorável à aprovação das contas.
 
Januária/Pirapora
É mais do que elogiável a decisão do governo de Minas, através da Codemig e do Setop, de incluir os municípios de Januária e Pirapora no projeto de integração regional denominado de Voe Minas Geral e que começou a funcionar nessa segunda-feira, com voos três vezes por semana para o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. A aeronave à disposição tem capacidade para nove passageiros. O projeto já atende as cidades de Salinas, Almenara, Araçuaí, Diamantina e Teófilo Otoni. Resta saber se todas têm demanda suficiente para manter o serviço. É esperar para vermos.
 
Capital da Cachaça
Nesta semana deverá entrar na pauta da Comissão de Cultura da Câmara Federal, o projeto de autoria da deputada mineira Raquel Muniz (PSD) que confere ao município de Salinas o título de Capital Nacional da Cachaça. O relator do projeto é o deputado Goulart, do PSD de São Paulo. Vale lembrar que hoje a região de Salinas é a que produz as melhores cachaças do país, inclusive com um grande volume de exportação. A cidade conta com o único Museu da Cachaça do país.
 
Hospitais das Clínicas
Existe a possibilidade de que a partir do próximo mês o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira comece a atender pelo SUS. Na semana passada, a direção do hospital esteve reunida com técnicos da Secretaria de Saúde de Minas Gerais para formalizar o contrato, que deve ser assinado até o final deste mês. Aliás, falando no credenciamento do Hospital das Clínicas é importante ressaltar o envolvimento de diversos setores, em especial da Câmara de vereadores de Montes Claros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por