Sou candidato

26/04/2018 às 00:07.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:32

Leitores querem saber da coluna se a eleição em Minas suportaria tantos candidatos ao governo do Estado, do mesmo nível, a exemplo de Fernando Pimentel, Antonio Anastasia, Rodrigo Pacheco, Dinis Pinheiro, Adalclever Lopes e Marcio Lacerda. O que posso dizer é que neste período de pré-candidatura o fato é considerado normal. Essas candidaturas serão sustentadas até as vésperas das convenções, mas um entendimento é inevitável. Se fizermos uma leitura histórica dos processos anteriores, o normal seria o lançamento da candidatura do grupo do PT e no máximo duas da oposição. Uma quarta via somente terá chance se tiver estrutura semelhante aos concorrentes. Vale lembrar que nesta análise não estamos levando em consideração candidaturas como a da Rede e do Novo.
 
Candidatura própria
Para a maioria dos analistas políticos do Estado, inclusive este jornalista, o MDB de Minas até agora não conseguiu passar confiança no discurso de que pretende ter candidatura própria ao governo. Fica a impressão de que o discurso é mais uma forma de forçar entendimento com outras agremiações, inclusive com o próprio PT, com quem juram estar brigados. A leitura é de que tudo está girando em torno da necessidade de uma aliança para a disputa na proporcional, o que permitiria uma reeleição com mais facilidade. Vale lembrar que os deputados estaduais emedebistas, em sua maioria, continuam insistindo no retorno da busca de entendimento com os petistas mineiros. A conversa azedou com a chegada da ex-presidente Dilma Rousseff, que denomina o MDB de golpista.
 
Copasa e o rodízio
De forma geral, a população tem uma avaliação positiva da maioria das ações da Copasa em Montes Claros. Entretanto, a dificuldade na regularização da distribuição da água, cujo rodízio hoje é de 48 horas, tem intrigado a todos. A este respeito o técnico em recursos hídricos da empresa, José Ponciano Neto, entende que existe a expectativa de que o problema seja resolvido em definitivo com a entrada em operação da captação de água do Rio Pacuí, o que exigirá menor exploração das águas da Barragem de Juramento. Ele acredita inclusive na possibilidade de a barragem voltar a verter no princípio do próximo ano.
 
PT e os deputados
Integrante da cúpula nacional do PT informou à coluna que a agremiação precisa manter viva a ideia de que Lula será o candidato do partido à Presidência da República, inclusive para manter o legado do ex-presidente, possibilitando inclusive a transferência de voto para a chapa na majoritária a ser apoiada pelo partido. Na prática, a prioridade petista é com eleição da bancada de deputados e se possível algum governador. Se não obtiver êxito na proporcional, literalmente o partido pode deixar de existir. Aliás, o risco maior é perder a liderança da esquerda para o PR, que pode superar os petistas na eleição de outubro deste ano.
 
Saúde
O plenário do Senado aprovou na última terça-feira proposta do senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) que destina 30% da arrecadação com multas de trânsito para SUS. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por