Saúde para saúde

09/03/2018 às 01:28.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:46

As denúncias feitas pelo então prefeito de Montes Claros Ruy Muniz em relação à saúde do município estão sendo sentidas agora. Na época, Muniz foi atacado, principalmente, por setores que deveriam se preocupar com o rumo que vinha tomando o setor. Entenderam que a melhor saída seria entregar a gestão para o Estado. Hoje, o setor virou caso de polícia e ninguém quer assumir. Os que defenderam governo e hospitais sequer falam no assunto. Aliás, falta dignidade em reconhecer que erraram. O resultado é que a população está pagando um preço alto pelo fato de as autoridades terem ficado do lado dos hospitais sem se preocupar com os cidadãos. Jamais imaginaríamos o anúncio de que três importantes hospitais da cidade (Universitário, Santa Casa, Aroldo Tourinho) fechariam suas portas para o atendimento SUS nos prontos-socorros.

Mais federais
Historicamente a representação do Norte de Minas sempre foi maior na Assembleia Legislativa do que na Câmara Federal. Mas tudo indica que em 2019 a situação será diferente. Dos atuais deputados estaduais (Tadeuzinho, Arlén, Gil, Carlos Pimenta e Paulo Guedes), é fato de que Paulo Guedes e Gil Pereira vão buscar uma vaga no Congresso, com chance real de êxito. Como entendemos que a deputada federal Raquel Muniz não terá maiores dificuldades para ser reeleita. Aliás, não podemos nos esquecer também de Laudívio Carvalho, que é filho de Bocaiuva e foi praticamente criado em Montes Claros. Entre os novatos, o presidente da Câmara de Montes Claros, Cláudio Prates, está na disputa.
 
Menos estaduais
O campo está aberto para a candidatura a deputado estadual no Norte de Minas. A decisão dos deputados Paulo Guedes (PT) e Gil Pereira (PP) de buscarem voos mais altos (Câmara Federal) melhora a situação dos atuais deputados Tadeuzinho, Arlen Santiago e Carlos Pimenta. Até agora, poucos nomes têm se apresentado para ocupar as vagas. Entre as pré-candidaturas que têm sido anunciadas, vejo apenas o presidente da Amams, José Reis, e a médica Ariadna Muniz, efetivamente, na disputa. É fato que outros nomes poderão surgir e teremos o prazer em divulgar.
 
Encontro PSDC
Acontece a partir das 10h deste sábado, na Assembleia Legislativa, o Encontro Estadual do PSDC, com a presença do pré-candidato à Presidência da República e presidente nacional da agremiação José Maria Eymael. O encontro vem cercado de questionamentos, já que o partido em Minas não está conseguindo montar chapa para a disputa na proporcional. Existe a conversa de que no Norte de Minas o presidente da agremiação no Estado, Alexandre Marques, que ocupa o cargo de presidente da Cohab, deve apoiar a candidatura a federal de Paulo Guedes (PT).
 
E falando em PSDC
Vale lembrar que a direção do partido em Minas havia, em 26 de fevereiro, destituído o diretório de Montes Claros e restituído em 2 de março. Agora os membros do diretório, formado pelos suplentes mais votados, decidiram que vão renunciar de forma coletiva, alegando falta de confiança na direção estadual.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por