Saúde para a Saúde

16/01/2018 às 01:24.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:47

Os últimos acontecimentos no setor de saúde em Montes Claros, a exemplo de atendimentos nos pronto-socorros, falta de leitos em CTIs e outros, é um problema histórico, cuja maioria dos protagonistas levaram o assunto para a exploração política e o interesse pessoal. Os principais problemas e autores foram revelados e denunciados anos atrás e por conveniência, mudaram o enredo, transformando vítimas em vilões. Hoje, muitos dos que ignoraram erros praticados pelos hospitais saíram de cena e agem como se tudo estivesse normal.

Vagas existem
Estamos assistindo fatos na área da saúde que, simplesmente, não encontro explicações. Agora por exemplo, vários pacientes estão sendo obrigados a retornarem para casa, sobre a alegação de que não existem vagas. A informação que recebemos é que vagas existem, mais hospitais não encaminham, por exemplo, para o Hospital das Clínicas que conta com 30 leitos a disposição do SUS e de sexta-feira até ontem (15), só contava com 3 leitos ocupados. Este assunto será levantado da tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Idelfonso que faz parte da Comissão de Saúde daquela Casa.
 
Morte anunciada
Os constantes acidentes verificados na BR-251, grande parte com vítimas fatais, a exemplo do que ocorreu neste final de semana, não é nenhuma novidade diante do descaso da própria classe política. Na prática, dos deputados federais que se intitulam representante do Norte de Minas estamos assistindo apenas a deputada federal Raquel Muniz (PSD) assumindo de fato a bandeira de cobrança com pedido não só da melhoria do piso, como também da duplicação e melhoria pelo menos nos trechos mais críticos. Não basta e não justifica manifestar em favor das melhorias apenas no discurso.
 
Ano atípico
Em ano de eleições, se por um lado existe a expectativa de que o Governo abre os cofres para tentar a reeleição, ou eleger seu sucessor, também é fato de que muitas matérias importantes deixam de serem votadas, seja por falta de tempo ou por entender que poderá prejudicar a reeleição dos parlamentares. Este ano não será diferente. Tanto a Assembleia Legislativa, quanto a Câmara Federal e Senado, vão concentrar todas as votações neste primeiro semestre. É que o segundo semestre será dedicado as eleições de outubro.
 
Desenho Político
Baseado na entrevista do senador Aécio Neves, concedida a rádio da capital, neste final de semana, onde afirma que será candidato a reeleição, é possível afirmar que o processo começa a ser definido, dentro do principal grupo de oposição no Estado. Um ponto importante na entrevista é a de que o candidato ao Governo de Minas sairá de entendimento, mas que existe um consenso em torno do nome do senador Antônio Anastásia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por