Reatando o Casamento

19/06/2018 às 06:23.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:49

Quem imaginou que havia chegado ao fim o casamento entre o MDB e o PT de Minas está enganado. Acostumada a sair na frente, a coluna traz informação de que nos bastidores, já está sendo discutido o reatamento do relacionamento. A diferença é que o acordo passa pela formação da chapa majoritária, tendo o MDB como cabeça, ficando o PT com o direito de indicar o vice. A este respeito, deputado estadual do PT na região comentou com aliados que está sendo discutida a possibilidade do governador Fernando Pimentel abrir mão de sua candidatura para facilitar o entendimento. Na outra ponta, em entrevista exclusiva a este jornalista, o presidente da Assembleia de Minas e pré-candidato ao Governo, Adalclever Lopes (MDB), admitiu que existem conversas de bastidores neste sentido e que não haveria dificuldade em aceitar o apoio do PT a sua candidatura. A conversa teve o deputado federal Saraiva Felipe como testemunha.
 
Situação de Pimentel
Como política é alimentada pela conveniência, as articulações em torno da retomada de entendimento entre PT e MDB tomou corpo nos últimos dias, em decorrência dos baixos índices de aprovação do governo de Fernando Pimentel, conforme tem demonstrado as pesquisas de intenção de voto. Vale lembrar que um acordo neste sentido impede o chefe do executivo mineiro de concorrer a qualquer cargo no pleito de outubro. É que, para outro cargo que não a reeleição, ele teria que ter se afastado seis meses antes da eleição (abril).
 
Impeachment
Avaliando os últimos acontecimentos políticos no Estado, fica mais do que evidenciado de que a decisão da presidência da Assembleia de Minas de aceitar pedido de impeachment contra o governador Fernando Pimentel, não passou de queda de braço para conseguir tratamento diferenciado do governo e garantir voz na discussão da sucessão em Minas. Dos três processos apresentados, dois foram arquivados e o terceiro será um “faz de conta”, que jamais chegará ao plenário, uma vez que não interessa a ninguém e não tem como ser votado em tempo hábil.
 
Gafe
Durante encontro realizado pelo MDB em Montes Claros, na sexta-feira (15), o deputado estadual Iran Barbosa (MDB) se entusiasmou tanto que durante seu discurso acabou provocando risos e constrangimento ao mesmo tempo. Comentou: “Chega! Basta! O povo em Minas está cansado de PT e PMDB”. Tentou no final concertar dizendo que queria dizer PSDB.
 
Prisão coercitiva
Não vejo motivos para surpresa em relação a decisão do STF que, por 6 votos a 5, proibiu a condução coercitiva de investigados para interrogatório, bastante usado na Operação Lava Jato. A condução seria justificável se houvesse recusa em comparecer diante da autoridade. Em Montes Claros, por diversas vezes, assistimos a espetacularização da medida, onde em operações, várias pessoas foram apresentadas aos holofotes da mídia como troféus. Só esperamos que em represálias, autoridades da segurança não utilize a prisão preventiva como resposta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por