Primeiro dia do ano

20/02/2018 às 00:15.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:27

Na prática, ontem foi o primeiro dia do ano de 2018, já que procede a máxima de que o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval. Acabaram as férias escolares, o recesso parlamentar e todo empecilho que normalmente impede o país de voltar à rotina. Este ano, o diferencial é a articulação em torno das eleições, que também começa a se movimentar a partir desta semana. Tudo caminha para que em Minas as definições em torno das candidaturas aconteçam até o fim de maio, ficando para as convenções apenas detalhes de acordos.
 
Definição
A eleição para o governo de Minas ganha novo capítulo com a aliança entre o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (PP), e o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, que, juntos, concorrem aos cargos de governador e vice, respectivamente. A aliança, anunciada na tarde desta segunda-feira, tira a força do bloco político liderado pelo PSDB, até então considerado principal partido de oposição ao governo Pimentel. 
 
Do leitor
O leitor Hugo Mota, jovem liderança do PSDB de Manga, encaminhou nota questionando publicação em que afirmamos que o senador Aécio Neves havia assumido a articulação da candidatura de Rodrigo Pacheco (MDB) ao Governo de Minas, inclusive já tendo articulado sua ida para o DEM. Hugo, ligado ao ninho tucano, onde assessora um parlamentar, comentou que Aécio está cuidando exclusivamente de sua reeleição ao Senado. A este respeito, o que posso dizer é que hoje toda imprensa mineira tem divulgado o racha dentro do ninho tucano, onde a maioria quer apoiar Dinis Pinheiro, enquanto o senador insiste com Pacheco.
 
Athos Avelino
Fizemos anteriormente comentário em relação às articulações do ex-prefeito de Montes Claros Athos Avelino para ser um dos candidatos a deputado estadual pelo Rede e a intenção de coordenar a campanha de Jair Bolsonaro (Patriota) no Norte de Minas, como forma de atrelar na região a sua figura à do presidenciável. Certamente a nota não ficou bem explicada. O certo é que em relação ao Rede está tudo acertado, mas a coordenação de Bolsonaro não aceitou que ele seja o responsável por aqui.
 
Justiça para Justiça
Se não houver pressão, o Congresso Nacional aprovará projeto do deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL) que corrige falha em que permite colocar sob suspeita o julgamento de desembargadores e ministros de tribunais superiores no julgamento de políticos que os nomearam. A proposta determina que todos os magistrados sejam impedidos por lei de julgar processos em que o chefe do Poder Executivo que os indicou para os cargos figure como parte da ação.
 
Mudança da UAI
A coluna antecipou que a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Montes Claros deixaria o prédio da Avenida XXIII se transferindo para área do Shopping Montes Claros. A única correção é que funcionaria em área adquirida pelo grupo junto a Palimontes. Por estratégia comercial, definiram estruturar espaço conhecido como Estacionamento G1. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por