PDT e Anastasia

21/07/2018 às 01:34.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:31

Entre as autoridades presentes e que discursaram no encontro promovido pela coordenação de campanha do pré-candidato ao governo de Minas Antonio Anastasia, a que mais chamou a atenção deste analista político e passou despercebido pelos outros companheiros jornalistas foi justamente o deputado Carlos Pimenta (PDT). Isto porque o seu partido não faz parte da base de apoio ao candidato tucano e alinha entendimento com o PSB de Marcio Lacerda. Pimenta, no final, tentou justificar dizendo que como deputado e presidente do PDT em Montes Claros, vem articulando para que o partido venha a apoiar a candidatura de Anastasia.
 
Efeito cascata
A decisão dos líderes de partidos do “Centrão” (DEM, PP, PR, PRB e SD) de fecharem acordo para apoiar o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) na eleição presidencial, não só viabilizou a candidatura tucana, mas também poderá gerar o chamado efeito cascata nos estados. Em Minas, por exemplo, além de forçar entendimentos, resultará no esvaziamento de candidaturas, a exemplo do próprio DEM.
 
Esvaziamento
Com as articulações e entendimentos que vem acontecendo no país, fica evidente o esvaziamento da candidatura a presidente de Ciro Gomes. Na prática, entre os partidos médios e grandes, só restou para o ex-ministro o PT e o PSB, e mesmo assim existe dentro da ala petista resistência ao nome de Ciro. Se não bastasse, o PSB está dividido em quatro vertentes. Os PSBistas paulistas defendem apoio a candidatura do tucano Geraldo Alckmin, uma ala vota pela aliança com Ciro Gomes (PDT), outra ala vota pela aliança com o PT e uma quarta defende a neutralidade no primeiro turno.
 
Presidente da Amams
Na reunião realizada em Montes Claros na quinta-feira por Anastasia, chamou a atenção o fato de o prefeito de Januária e presidente da Amams, Dr. Marcelo (PSB), ter se manifestado e declarado apoio à candidatura do senador tucano. Falou que os prefeitos estão vivendo situação de desespero e a população perdendo a esperança. Citou as dívidas do Estado para com as prefeituras, ao mesmo tempo em que afirmou que Minas precisa de um governo com experiência, competência e responsabilidade. Comentou que Anastasia será capaz de resgatar a esperança e a dignidade do povo. Vale lembrar que a Amams responde por 92 municípios.
 
Praga Bíblica
Em sua fala durante visita a Montes Claros, Anastasia fez o seguinte comentário: “O PT, por onde passa, provoca um verdadeiro desastre. Não sei se é um partido ou uma praga Bíblica”. Aproveitou para desafiar a plateia a apresentar uma ideia que o governador Fernando Pimentel teria apresentado em favor do Norte de Minas. Comentou que nem estava falando em obras, já que nenhuma foi executada.
 
Cadê o PSC?
O coordenador do PSC no Norte de Minas, Edmárcio Moura Leal, havia agendado para a manhã de ontem, no plenário da Câmara de Montes Claros, um encontro regional para debater o momento político e o posicionamento da agremiação. O mais interessante é que nem os dirigentes do partido compareceram ou deram satisfação. Até agora estamos sem saber o que de fato teria acontecido.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por