O silêncio que perturba

Preto no Branco / 14/09/2018 - 07h00

Não é novidade afirmar que nenhuma eleição é igual a outra. Até aí tudo bem. O que tem intrigado é o fato de o pleito eleitoral deste ano impedir candidatos, coordenadores de campanha e analistas políticos de fazerem qualquer projeção. O silêncio das ruas tem perturbado e incomodado a todos. Ninguém manifesta sobre o processo, inclusive evitando qualquer tipo de debate ou discussão sobre o assunto. O resultado é que os candidatos estão sem saber como agir, para que, neste curto prazo de campanha, consigam se apresentar ao eleitorado e conquistar o voto.
 
Surpresa
Quem mais vem sofrendo com o silêncio do eleitor tem sido os candidatos na disputa proporcional. Não se vê qualquer tipo de movimentação nos municípios, a não ser acanhadas reuniões promovidas por coordenadores e contratados. O fato impede principalmente os candidatos a deputado de fazerem uma avaliação mais segura do que acontece em torno de sua campanha.
 
Leitura da pesquisa
Na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira, a única surpresa tem sido o candidato do MDB, Adalclever Lopes, que faltando 23 dias para as eleições aparece com apenas 1% da intenção de votos, atrás inclusive de João Batistas Mares Guia (2%) e Romeu Zema (7%). Em situação normal é possível dizer que já não existe para o emedebista qualquer possibilidade de recuperação. Outro ponto que chama a atenção é o fato de, neste início da campanha, Pimentel ter estagnado nos 20% a 22%. Em relação à última pesquisa, o candidato Antonio Anastasia continua entre os 31% e 33%.
 
Ciúme no PSB
Mesmo com a campanha chegando à sua reta final, o PSB mineiro continua sendo o protagonista de divergência. Depois de retirar o ex-prefeito Marcio Lacerda da disputa pelo governo do Estado, a briga agora é contra o deputado federal e candidato à reeleição Júlio Delgado, que vem sendo acusado de privilégios pela direção da agremiação, a começar pelo repasse do Fundo eleitoral. Outro questionamento é em relação ao fato de o parlamentar declarar publicamente que não segue seu partido no apoio a Pimentel.
 
Karoba
Amanhã, das 13h às 18h, todos os caminhos nos levam ao Empório da Serra, onde o companheiro jornalista Artur Júnior realiza a 15ª edição do Baião de Dois do Karoba. Além de várias atrações musicais e da farra gastronômica, o evento reúne representantes de todos os segmentos da sociedade, a começar pela imprensa. Com certeza marcaremos presença.
 
Corrida
Mudando de assunto, a coluna sai na frente e traz informação que a direção do Clube Atlético Mineiro realiza em Montes Claros, no dia 4 de novembro, a 1ª Corrida do Galo no interior do Estado. Trata-se da maior corrida de clube do país. A fase de Belo Horizonte aconteceu no dia 29 de julho e foi a 11ª edição.

Publicidade
Publicidade
Comentários