Novela Copasa

26/07/2018 às 07:12.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:36

O prefeito Humberto Souto marcou para amanhã, às 11 horas, em seu gabinete, solenidade de assinatura de prorrogação de contrato com a Copasa para que a companhia continue explorando o serviço de água e esgoto em Montes Claros. Mas não será o fim da novela envolvendo prefeitura e Copasa. É que a ação ajuizada na 2ª Vara da Justiça pelos advogados Antônio Adenilson Veloso e Odorico Mesquista, contestando o acordo e pedindo a realização de licitação, conforme determina a lei, foi aceita. O juiz João Adílson deu parecer favorável e determinou que a prefeitura apresente defesa dentro de 30 dias. Após este prazo, deverá julgar liminar barrando o acordo. Aliás, Adenilson informou que existe parecer do TJMG determinando a necessidade de licitação do serviço.
 
Dois secretários
Na hipótese de o senador Antonio Anastasia (PSDB) ser eleito governador do Estado, o Norte de Minas poderá contar com dois secretários. Além da indicação de um nome da região para chefiar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), ele prometeu, em visita a Montes Claros, que o economista Luiz Antônio Athayde Vasconcelos, responsável pelo seu Plano de Governo, fará parte do secretariado.
 
Como assim?
O presidente do grupo Coteminas, Josué Alencar (PR), foi o assunto desta semana, ao ser convidado tanto para ser candidato a vice-presidente na chapa de Geraldo Alkimin (PSDB) quanto para vice-governador na chapa de Fernando Pimentel (PT). Até aí tudo bem. Mas o que acabou confundido foi o fato de o empresário não esconder a ligação com o ex-presidente Lula, de ter em princípio recusado ser vice de Alkimin, de alimentar as esperanças de Pimentel e de declarar que o ex-governador de São Paulo é o melhor nome para as eleições de 2018.
 
MDB à deriva
Além da divergência interna que está vivendo, o MDB de Minas, em plena véspera de convenção, até agora não definiu sua situação. A insistência em afirmar que terá candidatura própria continua não convencendo ninguém. Em declaração feita ontem, em emissora de rádio de BH, o presidente da agremiação, deputado Saraiva Felipe, disse que está conversando com Marcos Montes (PSD), Marcio Lacerda (PSB) e Odair Cunha (PT) e que irá conversar com Pimentel (PT). A conclusão clara é que em termos de articulação tudo permanece em estaca zero e a única preocupação do MDB é salvar o mandato dos atuais deputados por meio de coligação na proporcional. Isso, Saraiva não esconde.
 
MDB/PT
Causaram surpresa as declarações de integrantes do PT contrários a uma possível coligação com o MDB. Eles alegam o fato de o presidente da Assembleia de Minas, Adalclever Lopes (PMDB), ter aceito a abertura de impeachment do governador Fernando Pimentel (PT) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ter que dividir palanque com os peemedebistas. Na prática, a preocupação é mesmo com os cálculos mostrando que numa coligação na proporcional o MDB tomaria vagas do PT. Para salvar seus mandatos os petistas tentam entendimento na proporcional com o PV, PR, PC do B. A informação que chegou ontem é que o MDB teria fechado acordo com o PSB de Marcio Larcerda.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por