Mudança no Governo

Preto no Branco / 03/10/2017 - 00h55

A coluna sai na frente e traz informação dando conta de que o deputado federal, Gabriel Guimarães (PT), responsável pela indicação de Epaminondas Pires de Miranda para a Sedinor, já solicitou o cargo ao governador Fernando Pimentel. Ele quer indicar para a função o seu padrasto, o ex-deputado federal Virgílio Guimarães, que no próximo ano disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa. O objetivo é permitir que Virgílio trabalhe o eleitor do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha até junho, quando teria que deixa o cargo. Antes de desistir de disputar a reeleição, Gabriel e o deputado Tadeuzinho (PMDB), insatisfeito com o uso da secretaria por Paulo Guedes (PT), exigiu a pasta ao governador. Coube a Tadeuzinho a indicação do vice, Jean Alves Coelho.

 
SUS e Convênio
Vale o registro de postagem do conselheiro de saúde em Montes Claros, Roberto Coelho, em relação à saúde no município: “Se você ligar ou for a um hospital de Montes Claros hoje, a pergunta é se é SUS ou convênio? É como se o SUS não fosse um convênio, e dos melhores que existe. Se retirássemos hoje o SUS de qualquer hospital, ele fecharia as portas em menos de três meses. O exame que o hospital se recusa a fazer hoje pelo SUS são feitos com aparelhos doados pelo SUS, tomografias, ressonâncias magnéticas, ultrassom, raio-x, tudo que tem nos hospitais foram doações do SUS através de convênios ou emendas parlamentares. Atender mal o Sus é o mesmo que cuspir no prato que comeu”.
 
Super Torre
A partir de dezembro será possível utilizar a internet de qualquer ponto do Norte de Minas. É que a empresa Claro anunciou a implantação de uma super torre com telefonia celular 4G (quarta geração de telefonia móvel). Ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution), que é baseada na tecnologia WCDMA e GSM. A 4G dá prioridade a dados de internet, mas permite fazer ligações por voz.
 
Renovação em 2018
O cenário incerto da política brasileira leva este jornalista a pensar que as pesquisas que estão sendo realizadas não traduzem a voz rouca das ruas. Levantamento aponta que a população quer uma completa renovação, enquanto que sabemos que os candidatos com maior chance de êxito são justamente os que estão aí. Tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa a previsão de renovação ficará dentro da média histórica, que gira em torno de 40 a 50%. Na prática, não é uma renovação real, já que não é levada em consideração senadores que concorrem à Câmara, deputados estaduais que viram federais e vice-versa, filho que assume o lugar o pai e outro. Resumindo: os grupos são os mesmos.
 
Sem Partido
Amanhã o STF julga ação que permite o direito do cidadão se candidatar a qualquer cargo em 2018 sem estar filiado a partido. Divulgamos neste espaço que em Aparecida de Goiânia a Justiça Eleitoral já havia tomado decisão favorável. Como entendo que seria necessário regulamentar o assunto, impondo regras, o mais provável é que o parecer não seja favorável.
 
Reforma Política
Até sábado, pontos da reforma política que vêm sendo discutidos no Congresso terão que estar aprovados e sancionados pelo presidente Temer. Para valer para 2018, ter que ser aprovado um ano antes das eleições.

Publicidade
Publicidade
Comentários