Julgamento adiado

17/08/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:58

Ontem seriam julgadas pelo TSE e pelo TRE-MG ações envolvendo a candidatura ou não, ao Governo de Minas, de Marcio Lacerda (PSB). A coluna apurou que o julgamento saiu de pauta no TSE e foi marcado para a próxima terça. No TRE o processo está parado esperando que o juiz relator, Nicolau Lupianhes Neto, a coloque em pauta, também só na próxima semana.
 
Primeiro turno
A insistência em analisar e divulgar todos os fatos envolvendo o ex-prefeito de BH se deve ao fato de que, caso não seja candidato ao Governo, a eleição no Estado será decidida no primeiro turno, com chance maior para o senador Antonio Anastasia (PSDB), que vem liderando as pesquisas.
 
Aventureiros
Nos últimos 15 dias que antecedem a eleição, cerca de 20% dos candidatos na disputa proporcional vão colocar a viola no saco e abandonar o processo. Após perceberem que “a brincadeira” não fica barata e que não compensa participar apenas para “fazer piquenique no processo”, certamente vão tirar o time de campo. Em Montes Claros, previsão de desistência recorde.
 
Candidatos ao Governo
Temos recebido e-mail de leitores querendo saber o nome dos candidatos ao Governo de Minas. São nove: Antonio Anastasia (PSDB), Fernando Pimentel (PT), Marcio Lacerda (PSB), Romeu Zema (Novo), João Batista Mares Guia (Rede), Dirlene Marques (PSOL), Jordano Carvalho (PSTU), Claudiney Dulim (Avante) e Alexandre Flach (PCO). Se Lacerda será ou não candidato, só saberemos na próxima semana.
 
PT novo capítulo
O PT de Minas continua vivendo divergências internas, que têm impedido, inclusive, a apresentação do segundo nome na disputa pelo Senado. O argumento de que foi apresentado o nome de Jorge Luna (PT) para guardar a vaga para possível entendimento com Marcio Lacerda (PSB) se trata de meia-verdade. Integrante da direção estadual do partido informou à coluna que pesquisa para consumo interno mostra que atrelar a candidatura do segundo nome ao Senado ao da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) aumenta a chance de êxito. Baseado neste fato, o deputado Paulo Guedes (PT) passou a travar briga com o deputado federal Miguel Corrêa (PT) pelo direito de ser o escolhido. Aliás, no caso de Guedes, não acredito que de fato ele estaria pronto para a empreitada.
 
Chance ao Senado
Todas as simulações feitas em torno dos dois nomes de Minas para o Senado mostram que o mais provável é que seja um nome da situação, com chances reais para a ex-presidente Dilma Rousseff, e um outro candidato da oposição, estando na disputa Dinis Pinheiro (SD) e Rodrigo Pacheco (DEM). Somente a entrada de Marcio Lacerda é que poderia mudar este quadro.
 
Vereadores candidatos
Dos atuais 23 vereadores que integram a Câmara de Montes Claros, cinco tiveram nomes aprovados para disputar a eleição deste ano na proporcional: Cláudio Prates (PTB), Wilton Dias (PHS), Lêga Policial (PPS), Néia do Criança Feliz (DC) e Daniel Dias (PC do B).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por