Fim dos Bombeiros

30/11/2017 às 01:26.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:57

A triste e lamentável notícia da semana é a decisão do Governo do Estado em acabar com o 4º Comando Operacional de Bombeiros com sede em Montes Claros. Após a aposentadoria do coronel Primo Lara, no próximo mês, o comando deixa de existir e todo o Norte de Minas passará a ser comandado pela 5º Comando, sediado em Governador Valadares. A decisão foi feita através de comunicado interno, assinado pelo comandante-geral, Cláudio Roberto Souza. Infelizmente quando a região vivia a expectativa da criação da sede do Batalhão, o presente de final de ano do Governo foi justamente o contrário. 

 
Estado de São Francisco
Várias entidades de Montes Claros e Norte de Minas começam a se mobilizar para reiniciarem o movimento de criação do “Estado de São Francisco”, da qual fará parte os municípios da área mineira da Sudene (Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri). O movimento é na verdade uma manifestação pelo abandono por parte do Governo do Estado. Faltando um ano para o fim da atual legislatura, até hoje não foi verificado uma ação concreta por parte do Estado. Um dos organizadores comentou que nas discussões de problemas cruciais do Norte de Minas, na área de educação (transporte escolar), Saúde (débito de repasse), repasse no ICMS e a crise hídrica em nenhum momento o Governo sequer participou das discussões com as lideranças.
 
Novo Estado
O descontentamento da população do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri (área mineira da Sudene), com o tratamento diferenciado e o abandono por parte do Governo de Minas, vem deste 1950, quando Teófilo Pires, propôs criar o Estado de Cabrália. Em 1986, figuras ilustres da região, como Luiz Pires, professor Alfredo Dolabela, o coronel reformado Barros Limas e o professor Expedido Mendonça retomaram o movimento com o nome de Estado de São Francisco. Como de lá pra cá a discriminação continua a mesma, o movimento começa a tomar corpo.
 
Taxa de Lixo
Em Montes Claros já tem vereador afirmando que apresentará emenda ao projeto encaminhado pela prefeitura em que modifica aspecto da cobrança da Taxa de Lixo. O projeto que modifica o código tributário já chegou a Câmara Municipal, mais ainda não foi distribuído aos vereadores. A novidade é que a cobrança deixará de chamar “Taxa de Lixo” para chamar “Taxa de Limpeza”. No futuro poderão até dizer que o prefeito Humberto Souto criou a taxa de limpeza, mas, jamais poderão dizer que não acabou com a Taxa de Lixo. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por