Federal ou estadual

Preto no Branco / 07/10/2017 - 01h02

Nas duas últimas semanas, o principal assunto da política do Norte de Minas é se a especulação do nome do deputado estadual Gil Pereira como candidato a deputado federal. Sobre este assunto, a única certeza é que o parlamentar foi convidado pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, para disputar uma cadeira na Câmara Federal. A este respeito é evidente que qualquer decisão passaria por uma ampla discussão junto a prefeitos e outras lideranças que fazem parte do seu grupo.

 Cadê o dinheiro
Pela primeira vez na história de Minas Gerais o Governo do Estado atrasa repasse na cota de ICMS às prefeituras feito todas terças-feiras. Para se ter ideia, nesta semana foi pago o da semana passada e o desta semana provavelmente só na próxima.
 
FPM histórico
Não é nenhuma novidade lembrar que as prefeituras das pequenas cidades do país tem como principal fonte de renda o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), responsável praticamente por quase todos os custeios. O mais triste nesta história é que em setembro foi registrado o menor repasse nos últimos 30 anos. Como uma bola de neve, o fato é que a maioria das prefeituras não terão como quitar o 13º salário.
 
Super torre
Em coluna anterior informamos que a partir de dezembro a Claro implanta no Norte de Minas sistema 4G que permitirá usar a internet em toda região. Esquecemos de informar que está previsto Wi-fi em toda frota do transporte coletivo.
 
Soebrás
O grupo Soebrás, que até o ano passado estava entre os 20 maiores na área educacional do país, na nova classificação está entre o 9º e o 10º colocado. A atuação é hoje em praticamente todos os estados da federação, com concentração principalmente nos grandes centros.
 
Ruralminas
Enquanto os municípios do Norte de Minas passam por dificuldade em decorrência da falta de água, até mesmo para o abastecimento humano, até hoje o Estado não cumpriu com o compromisso feito pelo governador Fernando Pimentel de transferir o maquinário da extinta Ruralminas para a Amams atender a região. Vale lembrar que o compromisso de Pimentel foi feito publicamente durante o Fórum Regional em Montes Claros, onde ele chegou a assinar protocolo neste sentido.
 
Invasões
A Prefeitura de Montes Claros ainda não se manifestou em relação às diversas invasões de terrenos que vêm acontecendo nos quatro cantos da cidade, principalmente em terrenos públicos e na beira dos córregos. Este assunto foi levantado pela coluna e recentemente pelo vereador Wilton Dias.
 
Ambulantes
E falando em invasão, é fato que a prefeitura também vem fazendo vistas grossas em relação à instalação de bancas nos passeios e praças da área central da cidade.

Publicidade
Publicidade
Comentários