Distritão

08/07/2017 às 01:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:26

Se a reforma política fosse votada hoje pela Câmara Federal, a única proposta com chance de aprovação seria o distritão, conforme informou à coluna o vice-presidente daquela casa, Fábio Ramalho e o deputado federal Saraiva Felipe. Eles acreditam que a proposta tem hoje 70% de chance de ser aprovada. Até agora resistência tem sido por parte de setores do PT e do PSDB. No distritão, acaba o quociente eleitoral, e as votações para deputados e vereadores migrariam do sistema proporcional para o majoritário. Assim, apenas os mais votados em cada estado ou município seriam eleitos - e a “sobra” dos votos individuais não iriam para outro candidato.

 
Enfraquecimento
O que tem gerado críticas é o fato do distritão enfraquecer os partidos políticos, que passam a não ter nenhuma influência direta no processo. Se não bastasse, a maioria dos pretensos candidatos pensará duas vezes antes de colocar o bloco na rua, já que acaba a figura da sobra de voto na divisão do coeficiente eleitoral, além da brincadeira ficar mais cara. Aliás, apenas o Afeganistão, a Jordânia e Vanuatu adota o sistema distritão.
 
Conveniência
Sempre temos comentado na coluna de que, pelo menos, no Brasil política é a arte da conveniência e que essa história de fidelidade partidária só acontece mesmo no papel. O exemplo mais claro é a situação do PMDB e do PT. Enquanto na federação e em São Paulo, os dois partidos são adversários ferrenhos, isto para não dizer inimigos, em Minas acontece totalmente o contrário. Alheio ao que acontece na capital federal, por aqui os dois partidos continuam fazendo juras de amor e não pensam em desfazer o casamento.
 
Ponto eletrônico 
Antes mesmo de ser implantado de fato, a decisão do Ministério da Saúde em exigir a implantação de ponto eletrônico nos locais onde médicos atendem pelo SUS, já vem incomodando grande parte dos profissionais da área. A medida, com certeza, vai melhorar e muito o atendimento à população, evitando que médicos assuma serviço que não tem como cumprir.
 
Resultado Copasa
Como temos como hábito e compromisso com o eleitor de levar a informação até a conclusão dos fatos, divulgamos em primeira mão a abertura dos envelopes da licitação que definirá a empresa que realizará obras de captação de água do rio Pacuí para abastecer Montes Claros. A apresentação do resultado será na próxima quarta-feira (12).
 
Bancada mineira
A imprensa do estado não divulgou, mas na terça-feira a bancada mineira na Câmara Federal esteve reunida e todos manifestaram em favor da duplicação da BR-251. O assunto será discutido no início de agosto, quando estará presente em Montes Claros o ministro dos Transportes Maurício Quintella Lessa atendendo convite da deputada Raquel Muniz (PSD).
 
Paulo Guedes
Petistas norte-mineiros comemoram indicação do deputado para o Diretório Nacional do PT. A posse dos novos membros e nova presidente, senadora Gleisi Hoffmann, foi na quinta em Brasília, com a presença dos ex-presidentes Lula e Dilma

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por