Candidatos a estadual

19/05/2018 às 07:33.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:55

Na atual conjuntura política, seria melhor ser candidato a estadual ou federal em Minas? Tenho recebido de forma constante tal indagação. Para responder com exatidão, temos que levar em consideração diversos aspectos e podemos citar região do candidato, perspectiva de votação, partido que está filiado, possibilidade de coligação entre outros. O que podemos dizer é que para os partidos, a candidatura a federal é prioridade, porque é por onde avalia o tamanho da agremiação e o espaço na propaganda eleitoral. Essa é uma das razões que leva o partido a priorizar o investimento da verba indenizatória no federal. Este ano, a expectativa é de que haja inclusive diminuição no número de candidatos a deputado estadual, principalmente em decorrência do fim do financiamento de campanha.

Dinis Pinheiro
A direção estadual do Solidariedade insiste na informação de que manterá candidatura própria ao Governo de Minas e que está descartada composição de chapa com o PSDB. Que o nome do ex-presidente da Assembleia de Minas Dinis Pinheiro tem visibilidade no mundo político, ninguém dúvida. Agora, achar que isto é o suficiente para bancar uma campanha ao governo, com chance real de vitória, é questionável. Qualquer chapa para vencer o pleito, além do nome do candidato, precisa ter o apoio de partidos que integram as principais agremiações do Estado e a maioria já está comprometida. Hoje, os três nomes em voga continuam sendo Antonio Anastasia, Marcio Lacerda e Fernando Pimentel.
 
Gasolina eleitoral
O preço do combustível praticado no país fará parte da linha de frente dos discursos da campanha deste ano. Em Minas, a crítica vai ser direta já que praticamos a maior carga tributária do país, no quesito combustível.
 
OAB
Repercutiu em todo meio jurídico do Estado comentário da coluna em relação à eleição do OAB marcada para o mês de novembro. No texto citamos a chance de cada um dos possíveis candidatos. Faltou citar as influências que pesam sobre o processo, a exemplo do advogado Raimundo Cândido Júnior, ex-presidente por quatro mandato. Raimundinho, como é mais conhecido, tem influência direta no processo.
 
TRE-MG
Infelizmente, temos que continuar convivendo, na prática, com a falta de prazo para que os tribunais decidam sobre matérias importantes. Muitos candidatos às eleições de outubro comemoram o fato terem pendências no Tribunal Regional Eleitoral e que não serão julgadas a tempo e a hora. Vale lembrar que, em relação às eleições de 2016, tem processo na prateleira que ainda nem foi aberto.
 
Reunião do MDB
Na quinta-feira o presidente do MDB de Montes Claros, deputado Tadeuzinho, reuniu em seu gabinete os vereadores Idelfonso da Saúde (MDB), Valdivino Antunes (MDB), Maria Helena Lopes e Marcos Nem (PSD) para uma conversa informal. A diferença dos outros encontros é que os vereadores fizeram questão de levar seus assessores para um primeiro contado com o deputado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por