Ameaça às indústrias

05/09/2017 às 04:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:25

A coluna mais uma vez sai na frente e traz informação de que várias empresas de Montes Claros estão com a produção comprometida em decorrência da falta de água provocada pela deficiência no sistema de atendimento da Copasa. O caso mais preocupante é da empresa Novo Nordisk, cujo abastecimento total de água é feito pela Copasa. Vale lembrar que a empresa, recentemente, ampliou suas instalações e, consequentemente, a produção. Aliás, a situação chegou a tal ponto que ontem a empresa divulgou que somente atenderá a população a partir desta quinta-feira.
 
Copasa e a prefeitura
Informação apurada pela coluna dá conta de que na próxima terça-feira o prefeito Humberto Souto se reúne com a presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles, para definir acordo e valores da prorrogação da exploração do serviço de água e esgoto no município. A este respeito vale lembrar que seria uma irresponsabilidade da prefeitura assinar qualquer acordo sem antes exigir que a companhia resolva o problema da falta de água. Acordos feitos somente no papel não resolvem o problema.
 
De quem é a culpa
Não precisa ter bola de cristal para afirmar que o desabastecimento em Montes Claros não pode ser creditado exclusivamente à seca que assola a região há cinco anos. A responsável é a Copasa, que já sabia que isto poderia acontecer e nada foi feito, justamente para não investir. Por questão de justiça, também é bom deixar claro que a culpa não deve recair exclusivamente na atual diretoria da companhia, mas, sim, e principalmente, nas anteriores. Historicamente, o objetivo por estas bandas foi apenas de explorar a cidade, sem dar nenhum retorno.
 
Novela da reforma
Em nossos comentários, desde o início do ano temos colocado dúvidas em relação à aprovação da reforma política. De qualquer forma, no Congresso nacional tem muita gente acreditando que alguns pontos possam ser aprovados para valer ainda para as eleições de 2018. Ontem, o presidente da Câmara Federal, e presidente da República em exercício Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que considera possível votar a reforma até o final deste mês, dependendo de acordo entre as lideranças. A questão é que não estão conseguindo acordo.
 
BR-135
O DNIT ficou de encaminhar até o final de agosto o processo de licitação do asfaltamento de trecho da BR-135, entre Itacarambi/São João das Missões e Manga. Até ontem, não havia ocorrido nenhuma movimentação neste sentido. Diante dos fatos, o prefeito Quinquinha, de Manga, marcou para a tarde de hoje, em Brasília, visita à diretoria do DNIT para buscar resposta. Vale lembrar que ele, juntamente com o deputado estadual Arlen Santiago (PTB), esteve no mês de julho reunido com a direção do Dnit, onde foi definido o cronograma de retomada da obra.
 
Aula Magna
O doutor em Ciências da Saúde pela UFMG e mestre em saúde coletiva pela UEFS, professor Edson José Rezende, participa às 19 horas de hoje da aula magna da recém-criada Faculdade de Odontologia do Norte de Minas.

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por